A falta de conhecimento é uma característica marcante presente no preconceito, no que concerne ao autismo, há o estigma que perpetua na sociedade, em que apenas algumas características são atribuídas ao espectro, nesse sentido, a falta de conhecimento fornece ao indivíduo ferramentas que corroboram para fomentar e sustentar a ideia taxativa do que é o autismo, paralelamente, a intolerância cultural insere no indivíduo diversas práticas que ferem o ser humano, consequentemente, em decorrência disso, de uma forma interseccional, os processos cognitivos também são afetados de uma forma acentuada, visto que somos seres sociais, recebendo influência do meio social em que estamos inseridos, logo, desde a infância somos influenciados pelo nosso meio, podendo acarretar marcas que serão levadas para toda vida, sobretudo, as experiências emocionais, visto que as experiências emocionais elevam os processos referente à memória, o que elucida que os estigmas que os indivíduos sofrem por serem sujeitos neuroátipico, e de cultural diferente acarretam prejuízos cognitivos por toda a vida. Visando compreender os prejuízos cognitivos em decorrência da intersecção do preconceito sobre o espectro autista e a intolerância cultural, bem como a importância dos estudos nessa área, esta pesquisa foi criada, com a metodologia qualitativa e quantitativa de revisão bibliográfica.