OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88918 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 8921 "titulo" => "OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?" "resumo" => "A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8921_TB2043_30112022190909.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "gleydson.kleyton@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88918 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 8921 "titulo" => "OCTONAUTAS: APENAS UM DESENHO OU POSSIBILIDADE DE FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO TRANSDISCIPLINAR?" "resumo" => "A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8921_TB2043_30112022190909.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "gleydson.kleyton@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }