As práticas educativas e culturais em um território camponês compõem diferentes propostas que atendem as demandas específicas do próprio campo e principalmente a valorização da identidade camponesa. Essa perspectiva, aponta para a importância do conceito de cultura e como isso implica na compreensão das identidades e dinâmicas territoriais, principalmente como as convergências acontecem nas relações entre os povos tradicionais, o estado e a sociedade. Diante disso, o conceito antropológico aponta homens e mulheres como seres culturais em suas vivências, conhecimentos, costumes, leis, arte e crenças, é necessário relacionar esses aspectos a partir das relações, contrariando a ideia de que a cultura estaria ligada unicamente ao plano biológico, (LARAIA, 2001). Nessa perspectiva, o presente artigo apresenta a discussão sobre ações educativas e culturais em ambientes não formais em um território camponês. Esse entendimento a partir da cultura, educação e das identidades torna possível uma compreensão das dinâmicas territoriais existentes no campo, principalmente nos contextos materiais e simbólicos, e que tragam significados e sentidos (HALL, 2005). O artigo apresenta como resultados a análise da pesquisa realizada com jovens camponeses após a participação em série de ações realizadas de 2017 a 2019 em um território camponês do estado de Alagoas, bem como, contextualizado a partir de práticas com as juventudes no contexto da Educação, Cinema e Teatro. Os resultados mostram que ações educativas e culturais em ambientes não formais contribuem para o desenvolvimento social das comunidades e com a aprendizagem e perspectivas dos/as participantes protagonistas dos eventos.