A energia nuclear nos dias atuais é alvo de preconceitos perante a sociedade, isso porque é comum que os conceitos a respeito deste tema sejam baseados no senso comum, proporcionados pelas mídias que acabam enaltecendo a utilização desta fonte de energia de maneira equivocada e sem as devidas proteções, tornando desta forma, a população leiga a respeito desta temática. Sendo assim, no contexto de um projeto de extensão com parceria entre o Museu de Ciências Nucleares e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), levando em consideração que o processo de aprendizagem não se restringe apenas a escola e nem muito menos a um currículo, o ensino deixa de ser vivenciado apenas em ambientes formais, como a escola e passa a ser desenvolvimento também em lugares diversos e flexíveis, dentre eles os espaços não-formais de aprendizagem, que passaram a se mostrar muito efetivos na divulgação e promoção do conhecimento. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com a missão de desmistificar as ideias contrárias presentes na concepção da população a respeito da energia nuclear, a partir de visitas monitoradas em um espaço não formal de aprendizagem, Museu de Ciências Nucleares, este que é um dos pioneiros no processo de difusão das ciências nucleares em meio a sociedade e a socialização do conhecimento científico relacionado ao uso da radiação ionizante para geração de eletricidade, aplicações na medicina, indústria, agricultura e meio ambiente.