A interdisciplinaridade é um conceito almejado no processo de ensino e aprendizagem por pedagogos e educadores. O ato de integrar conceitos de diversas áreas auxilia discentes a contextualizar os conhecimentos adquiridos à realidade, levando à formação de profissionais capazes de solucionar problemas conectando conhecimentos que foram aprendidos. Este trabalho teve como objetivo integrar duas bancadas didáticas já desenvolvidas, com o intuito de formação de ferramentas para um ensino prático, aumentando a interdisciplinaridade das áreas técnicas relacionadas. A primeira bancada trata-se de um biodigestor elaborado com materiais recicláveis, de baixo custo e de pequena escala, com o intuito de ser uma ferramenta para várias áreas como Meio Ambiente, Química, Eletrotécnica e Agrícola. A segunda consiste em um Motor Stirling montado também com materiais recicláveis como latinhas de alumínio, palha de aço, uma bexiga de borracha e arames, com o intuito de demonstrar princípios da Termodinâmica que é estudada nas disciplinas de Física e Máquinas Térmicas. A integração destes dois trabalhos permitiu que o biogás produzido pelo biodigestor fosse utilizado como combustível para o Motor Stirling, demonstrando a complexidade de conhecimentos existentes no funcionamento de uma máquina térmica real e demonstrando aos discentes a interdisciplinaridade existente nos sistemas reais. O trabalho mostrou-se eficiente na aplicabilidade de modelos que transportam a teoria para a prática, o que incrementa e enriquece o processo educacional dos estudantes, sobretudo aqueles da educação técnica e profissionalizante. Trabalhos futuros podem ser incrementados à bancada didática obtida, como a inserção de um pequeno gerador elétrico ao eixo do motor para simulação de uma pequena termoelétrica e o sensoriamento do sistema com plataformas microprocessadas.