INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90756 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 17218 "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM." "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17218_TB4507_30112022164251.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIK DOS SANTOS CALDAS" "autor_nome_curto" => "KAIK" "autor_email" => "kdsc.lic21@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90756 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4507 "inscrito_id" => 17218 "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM." "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17218_TB4507_30112022164251.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIK DOS SANTOS CALDAS" "autor_nome_curto" => "KAIK" "autor_email" => "kdsc.lic21@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }