Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI.