O presente artigo trata de uma experiência de pesquisa com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco. Segundo o Ministério do Meio Ambiente Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A Educação Ambiental enquanto prática pedagógica não se deve resumir apenas a datas comemorativas, mas também ao desenvolvimento das atividades de longa duração que envolvam direta ou indiretamente a comunidade escolar. O estudo foi realizado com o intuito de promover experiências de prática escolar que concretizam os princípios da contextualização de conteúdo, integração de disciplinas e a realidade local, valorização da iniciativa e autonomia dos jovens, cidadania e participação, afirmados nessas orientações, criando possibilidades de inovação do trabalho pedagógico. O objetivo do referido trabalho é descrever os problemas no Município de Paranatama-PE ocasionados pelo mau descarte do lixo e fortalecer a aprendizagem dos alunos envolvidos acerca desta situação ambiental.