O presente estudo tem como objetivo abordar o contexto sobre a inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e as perspectivas pedagógicas. A terminologia utilizada atualmente, nos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Apesar da legislação brasileira reconhecer o aluno com AH/SD como público-alvo da Educação Especial, os sistemas educacionais permanecem insensíveis, principalmente quanto à formação continuada dos profissionais da educação. O fio condutor para entretecer as reflexões dessa temática, fundamenta-se no âmbito do conceito, identificação e presença desses estudantes em sala de aula, bem como, atividades desenvolvidas. O estudo leva a compreender que a presença ainda é tímida, o atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação é algo ainda visto pelo sistema escolar de forma muito complexa, repleto de barreiras e exclusão. A abordagem metodológica para o estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de estudos com materiais já produzidos como artigos, livros, revistas etc. Para consolidar o texto foi elaborado um questionário on-line, socializado no Google Forms, com a profissional da Secretaria da Educação do município. Assim, percebemos, ainda dificuldade para a inclusão desses alunos, até mesmo por muitas vezes não são identificados como já mencionado, deixando o aluno sem o suporte pedagógico necessário.