Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTILHA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PASSO A PASSO SOBRE O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89902
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3257
    "inscrito_id" => 15437
    "titulo" => "CARTILHA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PASSO A PASSO SOBRE O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS"
    "resumo" => "O ensino de ciências por meio de simuladores virtuais auxilia o processo de ensino e aprendizagem, bem como, incentiva o uso dessas ferramentas computacionais na demonstração dos fenômenos científicos e biológicos de forma rápida e simples aos discentes, facilitando o ensino por meio de experiências em instituições de ensino, nas quais muitas vezes não havia condições de aulas em laboratórios. No entanto, é difícil encontrar um material didático único que contenha informações acerca de simuladores, seus propósitos, links de acesso e modo de usar, que possa ser acessado de forma dinâmica e rápida por docentes. Por isso, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma cartilha com tutoriais sobre a utilização dos diferentes simuladores disponíveis no website e que possam ser empregados no ensino de ciências. Este trabalho foi realizado em diferentes etapas, iniciando pela pesquisa bibliográfica, elaboração da cartilha e disponibilização do material finalizado nos meios digitais para uso pelos docentes e discentes. Atualmente inúmeros tipos de simuladores estão disponíveis, sendo voltados para quase todos os componentes curriculares, sendo física, química, biologia e matemática os que possuem mais variedades e mais programas disponíveis para uso na internet. Entre os simuladores mais conhecidos podemos destacar: PHET Interactive Simulations, Biology Simulations, Learn.Genetics, Ask a Biologist, Virtual Microscope, PraxiLabs e Células virtuais CBME. Para elaboração da cartilha utilizou-se o Canva. Foi possível elaborar, assim, uma nova ferramenta didática para auxiliar no fazer docente e no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Com isto, visa-se conseguir disseminar de forma mais prática, interativa e fácil uma nova metodologia pedagógica sobre a utilização de aulas práticas por meio de simuladores para ajudar na aplicação dos conteúdos do ensino de ciências em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15437_TB3257_01122022115150.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILMA ALMEIDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Jailma Almeida"
    "autor_email" => "jal.bio23@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89902
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3257
    "inscrito_id" => 15437
    "titulo" => "CARTILHA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: PASSO A PASSO SOBRE O USO DE SIMULADORES VIRTUAIS"
    "resumo" => "O ensino de ciências por meio de simuladores virtuais auxilia o processo de ensino e aprendizagem, bem como, incentiva o uso dessas ferramentas computacionais na demonstração dos fenômenos científicos e biológicos de forma rápida e simples aos discentes, facilitando o ensino por meio de experiências em instituições de ensino, nas quais muitas vezes não havia condições de aulas em laboratórios. No entanto, é difícil encontrar um material didático único que contenha informações acerca de simuladores, seus propósitos, links de acesso e modo de usar, que possa ser acessado de forma dinâmica e rápida por docentes. Por isso, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma cartilha com tutoriais sobre a utilização dos diferentes simuladores disponíveis no website e que possam ser empregados no ensino de ciências. Este trabalho foi realizado em diferentes etapas, iniciando pela pesquisa bibliográfica, elaboração da cartilha e disponibilização do material finalizado nos meios digitais para uso pelos docentes e discentes. Atualmente inúmeros tipos de simuladores estão disponíveis, sendo voltados para quase todos os componentes curriculares, sendo física, química, biologia e matemática os que possuem mais variedades e mais programas disponíveis para uso na internet. Entre os simuladores mais conhecidos podemos destacar: PHET Interactive Simulations, Biology Simulations, Learn.Genetics, Ask a Biologist, Virtual Microscope, PraxiLabs e Células virtuais CBME. Para elaboração da cartilha utilizou-se o Canva. Foi possível elaborar, assim, uma nova ferramenta didática para auxiliar no fazer docente e no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Com isto, visa-se conseguir disseminar de forma mais prática, interativa e fácil uma nova metodologia pedagógica sobre a utilização de aulas práticas por meio de simuladores para ajudar na aplicação dos conteúdos do ensino de ciências em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15437_TB3257_01122022115150.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILMA ALMEIDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Jailma Almeida"
    "autor_email" => "jal.bio23@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de ciências por meio de simuladores virtuais auxilia o processo de ensino e aprendizagem, bem como, incentiva o uso dessas ferramentas computacionais na demonstração dos fenômenos científicos e biológicos de forma rápida e simples aos discentes, facilitando o ensino por meio de experiências em instituições de ensino, nas quais muitas vezes não havia condições de aulas em laboratórios. No entanto, é difícil encontrar um material didático único que contenha informações acerca de simuladores, seus propósitos, links de acesso e modo de usar, que possa ser acessado de forma dinâmica e rápida por docentes. Por isso, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma cartilha com tutoriais sobre a utilização dos diferentes simuladores disponíveis no website e que possam ser empregados no ensino de ciências. Este trabalho foi realizado em diferentes etapas, iniciando pela pesquisa bibliográfica, elaboração da cartilha e disponibilização do material finalizado nos meios digitais para uso pelos docentes e discentes. Atualmente inúmeros tipos de simuladores estão disponíveis, sendo voltados para quase todos os componentes curriculares, sendo física, química, biologia e matemática os que possuem mais variedades e mais programas disponíveis para uso na internet. Entre os simuladores mais conhecidos podemos destacar: PHET Interactive Simulations, Biology Simulations, Learn.Genetics, Ask a Biologist, Virtual Microscope, PraxiLabs e Células virtuais CBME. Para elaboração da cartilha utilizou-se o Canva. Foi possível elaborar, assim, uma nova ferramenta didática para auxiliar no fazer docente e no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Com isto, visa-se conseguir disseminar de forma mais prática, interativa e fácil uma nova metodologia pedagógica sobre a utilização de aulas práticas por meio de simuladores para ajudar na aplicação dos conteúdos do ensino de ciências em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.