Este artigo aborda o ensino lúdico como ferramenta no desenvolvimento cognitivo para estudantes da Educação Infantil. Para isso, foi apresentado a definição de ludicidade e de cognição. Além disso, nele também consta a concepção de desenvolvimento cognitivo. No trabalho, também foram discutidos os aspectos cognitivos: atenção, memória e linguagem. Cabe salientar que, neste artigo, o tema “linguagem” se restringirá à linguagem oral. Outro ponto analisado no presente estudo diz respeito à ludicidade, onde foi destrinchado seu significado, sua aplicabilidade e sua eficácia em sala de aula. O papel do professor, no que se refere à organização do ambiente escolar, também foi lembrado na construção do presente trabalho. Para a produção deste artigo científico, foi realizada uma pesquisa descritiva, tendo como área de concentração “Metodologias de ensino”; já a coleta dos dados deu-se por meio de uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa, que foi realizada em livros, sites, revistas e periódicos. Ao finalizar a pesquisa, constatou-se que a ludicidade é indispensável para o aprendizado e o desenvolvimento infantil. Também pode-se notar o encadeamento dos aspectos cognitivos, no que se refere ao desenvolvimento do sujeito. Carlos (2010); Melo (2011) e Patel (2012), são alguns dos autores que fundamentam esta pesquisa cientifica.