Primeiros socorros no ambiente escolar é um auxilio urgente e momentâneo a um aluno, utilizando técnicas fundamentais de urgência, com o intuito de preservar os sinais vitais da vítima. O presente trabalho teve como objetivo investigar que noções os profissionais da educação básica, levando em consideração seus conhecimentos em primeiros socorros quando houver uma situação de emergência dentro do ambiente escolar. A investigação demonstra a relevância e o aperfeiçoamento dos docentes em primeiros socorros. Essa pesquisa foi fundamentada em uma série de perguntas semiestruturadas, tratando a compreensão específica sobre primeiros socorros. Em relação ao questionário específico, contamos com 10 (dez) participantes dentre elas professores e gestores de escola da educação básica, do município de São Bernardo - MA. As respostas dessa observação colaboram para comprovar se os profissionais da Educação básica estão capacitados ou não para o suporte inicial de emergência dentro da escola. Finalizou-se que se tornar imprescindível uma capacitação, a respeito de primeiros socorros voltado para os profissionais da educação. Ficou constatado que os professores e profissionais da Educação básica não estão capacitados em proceder os mecanismos essenciais de Primeiros Socorros, o que salienta a relevância da formação continuada nessa temática. Além do que, a incorporação do assunto “Princípios Básicos de Primeiros Socorros” é apresentada como um método pedagógico eficaz.