Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89262
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 11951
    "titulo" => "USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS"
    "resumo" => "Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11951_TB2502_18082022105753.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO GOMES"
    "autor_email" => "edwardevangelico@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89262
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2502
    "inscrito_id" => 11951
    "titulo" => "USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO DIAGNÓSTICA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS REMOTAS"
    "resumo" => "Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11951_TB2502_18082022105753.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO GOMES"
    "autor_email" => "edwardevangelico@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.