Várias unidades de ensino estão passando por um momento de inovação e adaptação durante o período de aulas remotas. A proposta central do artigo foi de usar mapas conceituais como ferramenta diagnóstica da aprendizagem. O trabalho envolveu professores engajados que sondaram o problema, desenvolveram proposta de solução e justificaram a escolha da ferramenta didática. Com a exposição teórica dos conteúdos, através de videoaula, plataformas digitais e aulas disponibilizadas pelo Educa-PE, os educadores puderam consolidar o sistema de aprendizagem sendo observado os níveis de aprendizagem através dos mapas conceituais, criados pelos educandos. A metodologia selecionada contribuiu no sistema de ensino direto e engajador, tendo os educandos a oportunidade de se relacionar e compartilhar conhecimentos, descrito como o processo interacionista entre os participantes. Com o uso dos mapas conceituais, os educadores destacaram a importância em potencializar os níveis de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo durante as aulas remotas, a aplicabilidade da ferramenta segundo os educadores participantes, houve o favorecimento na sondagem dos educandos, além de observar os pontos de dificuldades encontrados nas análises dos mapas. Com os resultados em mãos, os educadores e participantes engajados puderam buscar meios diferenciados para exposição ou reforço de alguns conteúdos. O sistema de ensino contemplou métodos ativos e atrativos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e proveitosa, as escolhas para o sistema avaliativo foi feito a partir do perfil de cada turma, sendo o educador mediador e facilitador para que a diagnóstica ocorresse de forma eficaz. As aulas remotas alavancaram a procura de ferramentas digitais, sendo essas a forma mais viável para alcançar os educandos, essa ferramenta mapas conceituais contribuiu diretamente para a sondagem do processo de aprendizagem significativa.