RELATO DE EXPERIÊNCIA: O RECURSO PEDAGÓGICO FANZINE NAS AULAS DE BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89776 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3114 "inscrito_id" => 15002 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O RECURSO PEDAGÓGICO FANZINE NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação inicial de professores enriquecedor para o processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura que tem possibilitado vivenciar e construir, no contexto da escola, experiências relacionadas a prática docente. Compreendendo que a formação docente apresenta-se como sendo um dos pilares mais importantes para a construção de uma educação de qualidade, o presente estudo tem como objetivo relatar a técnica desenvolvida a partir da utilização do recurso pedagógico fanzine, durante o módulo III, ocorrido no período de outubro de 2021 à março de 2022, no PRP, subprojeto Biologia, desenvolvida em uma escola da rede estadual da cidade Crato/CE, com alunos do 1° ano do Ensino Médio na disciplina Biologia. A pesquisa possui caráter quantitativo, exploratória, fundamentada no relato de experiência construído a partir dos questionários aplicados aos alunos do 1° ano do Ensino Médio durante o mês de março de 2022. O recurso pedagógico fanzine corresponde a uma prática pedagógica no qual, as revistas pedagógicas são produzidas a mão, ou seja, de forma artesanal, o que contribuiu para mobilizar a capacidade criativa dos estudantes. A aplicação da fanzine promoveu o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que os temas abordados na construção das mesmas aproximava-os dos contextos e da realidades de cada um, assim como, possibilitou articular teoria e prática e o desenvolvimento da capacidade crítica e dialética dos estudantes, estimulando-os ao protagonismo estudantil. A produção das fanzines se apresentou ainda como um meio de comunicação interativo no qual o conhecimento biológico produzido a partir das colagens se organizou de forma dinâmica e significativa, seja para os estudantes que as produziram, fixando e associando os conteúdos, ou ainda para os leitores das mesmas, reforçando a construção de um conhecimento novo, interdisciplinar pautado na criatividade e ludicidade. A experiência com as fanzines no Ensino de Biologia demonstraram a necessidade de continuidade, ou ainda ampliação a muitas outras escolas, haja visto a riqueza interdisciplinar, poder criativo e sensível, que as fanzines possibilitam. Conclui-se portanto que, por ser uma técnica de baixo custo, esta pode ser utilizada com mais dinamismo e facilidade no Ensino de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15002_TB3114_10082022181901.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89776 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3114 "inscrito_id" => 15002 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O RECURSO PEDAGÓGICO FANZINE NAS AULAS DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação inicial de professores enriquecedor para o processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura que tem possibilitado vivenciar e construir, no contexto da escola, experiências relacionadas a prática docente. Compreendendo que a formação docente apresenta-se como sendo um dos pilares mais importantes para a construção de uma educação de qualidade, o presente estudo tem como objetivo relatar a técnica desenvolvida a partir da utilização do recurso pedagógico fanzine, durante o módulo III, ocorrido no período de outubro de 2021 à março de 2022, no PRP, subprojeto Biologia, desenvolvida em uma escola da rede estadual da cidade Crato/CE, com alunos do 1° ano do Ensino Médio na disciplina Biologia. A pesquisa possui caráter quantitativo, exploratória, fundamentada no relato de experiência construído a partir dos questionários aplicados aos alunos do 1° ano do Ensino Médio durante o mês de março de 2022. O recurso pedagógico fanzine corresponde a uma prática pedagógica no qual, as revistas pedagógicas são produzidas a mão, ou seja, de forma artesanal, o que contribuiu para mobilizar a capacidade criativa dos estudantes. A aplicação da fanzine promoveu o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que os temas abordados na construção das mesmas aproximava-os dos contextos e da realidades de cada um, assim como, possibilitou articular teoria e prática e o desenvolvimento da capacidade crítica e dialética dos estudantes, estimulando-os ao protagonismo estudantil. A produção das fanzines se apresentou ainda como um meio de comunicação interativo no qual o conhecimento biológico produzido a partir das colagens se organizou de forma dinâmica e significativa, seja para os estudantes que as produziram, fixando e associando os conteúdos, ou ainda para os leitores das mesmas, reforçando a construção de um conhecimento novo, interdisciplinar pautado na criatividade e ludicidade. A experiência com as fanzines no Ensino de Biologia demonstraram a necessidade de continuidade, ou ainda ampliação a muitas outras escolas, haja visto a riqueza interdisciplinar, poder criativo e sensível, que as fanzines possibilitam. Conclui-se portanto que, por ser uma técnica de baixo custo, esta pode ser utilizada com mais dinamismo e facilidade no Ensino de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15002_TB3114_10082022181901.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }