Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS APRENDIZAGENS NO CURSO DE PEDAGOGIA E SUA INTERSEÇÃO COM AS VIVÊNCIAS NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88908
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 14221
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS APRENDIZAGENS NO CURSO DE PEDAGOGIA E SUA INTERSEÇÃO COM AS VIVÊNCIAS NO PIBID"
    "resumo" => "Partindo da premissa de que a formação de futuros professores é um fator essencial para uma educação básica pública com qualidade, em todos os seus aspectos, o presente trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente inicial por meio do desenvolvimento do subprojeto Mão Amiga, financiado pela CAPES/PIBID, e ofertado pelo Curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o impacto das vivências no PIBID na formação inicial de futuros pedagogos, relacionando-as às aprendizagens no Curso de Pedagogia e a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras. Tem como fundamentação teórica principal, além da legislação, autores como Antonio Nóvoa, Gimeno Sacristán, Carlos Marcelo Garcia, entre outros. Como caminho metodológico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica apoiada em pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado que foi distribuído para todas as licenciandas atuantes no subprojeto Mão Amiga. Obteve-se um total de quinze questionários respondidos. Considera-se que as pibidianas respondentes constroem gradativamente e ativamente a sua própria identidade docente, por meio de trocas de experiências, do contato com o cotidiano escolar e da observação participativa junto a professores mais experientes. Ressalta-se que o trabalho pedagógico desempenhado pelas licenciandas pibidianas junto às escolas parceiras, contribui de forma significativa na formação inicial dos futuros pedagogos, ao mesmo tempo em que estão relacionando as aprendizagens efetivadas no Curso de Pedagogia com a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras via o subprojeto Mão Amiga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14221_TB2029_23072022205828.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN DOS SANTOS JUNGES"
    "autor_nome_curto" => "Kelen Junges"
    "autor_email" => "prof.kjunges@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88908
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 14221
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: AS APRENDIZAGENS NO CURSO DE PEDAGOGIA E SUA INTERSEÇÃO COM AS VIVÊNCIAS NO PIBID"
    "resumo" => "Partindo da premissa de que a formação de futuros professores é um fator essencial para uma educação básica pública com qualidade, em todos os seus aspectos, o presente trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente inicial por meio do desenvolvimento do subprojeto Mão Amiga, financiado pela CAPES/PIBID, e ofertado pelo Curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o impacto das vivências no PIBID na formação inicial de futuros pedagogos, relacionando-as às aprendizagens no Curso de Pedagogia e a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras. Tem como fundamentação teórica principal, além da legislação, autores como Antonio Nóvoa, Gimeno Sacristán, Carlos Marcelo Garcia, entre outros. Como caminho metodológico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica apoiada em pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado que foi distribuído para todas as licenciandas atuantes no subprojeto Mão Amiga. Obteve-se um total de quinze questionários respondidos. Considera-se que as pibidianas respondentes constroem gradativamente e ativamente a sua própria identidade docente, por meio de trocas de experiências, do contato com o cotidiano escolar e da observação participativa junto a professores mais experientes. Ressalta-se que o trabalho pedagógico desempenhado pelas licenciandas pibidianas junto às escolas parceiras, contribui de forma significativa na formação inicial dos futuros pedagogos, ao mesmo tempo em que estão relacionando as aprendizagens efetivadas no Curso de Pedagogia com a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras via o subprojeto Mão Amiga."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14221_TB2029_23072022205828.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN DOS SANTOS JUNGES"
    "autor_nome_curto" => "Kelen Junges"
    "autor_email" => "prof.kjunges@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Partindo da premissa de que a formação de futuros professores é um fator essencial para uma educação básica pública com qualidade, em todos os seus aspectos, o presente trabalho apresenta reflexões sobre a formação docente inicial por meio do desenvolvimento do subprojeto Mão Amiga, financiado pela CAPES/PIBID, e ofertado pelo Curso de Pedagogia de uma universidade pública paranaense. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o impacto das vivências no PIBID na formação inicial de futuros pedagogos, relacionando-as às aprendizagens no Curso de Pedagogia e a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras. Tem como fundamentação teórica principal, além da legislação, autores como Antonio Nóvoa, Gimeno Sacristán, Carlos Marcelo Garcia, entre outros. Como caminho metodológico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica apoiada em pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado que foi distribuído para todas as licenciandas atuantes no subprojeto Mão Amiga. Obteve-se um total de quinze questionários respondidos. Considera-se que as pibidianas respondentes constroem gradativamente e ativamente a sua própria identidade docente, por meio de trocas de experiências, do contato com o cotidiano escolar e da observação participativa junto a professores mais experientes. Ressalta-se que o trabalho pedagógico desempenhado pelas licenciandas pibidianas junto às escolas parceiras, contribui de forma significativa na formação inicial dos futuros pedagogos, ao mesmo tempo em que estão relacionando as aprendizagens efetivadas no Curso de Pedagogia com a prática docente assistida nas escolas municipais parceiras via o subprojeto Mão Amiga.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.