Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89017
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2177
    "inscrito_id" => 13212
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Caraúbas/RN, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos e a Libras, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Nos detemos em analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação do aluno pesquisador em professor, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. De acordo com os nossos estudos, pesquisa e relato, percebemos que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada quatro anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13212_TB2177_22092022183908.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MACX DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "André Macx"
    "autor_email" => "andremcxdc0017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89017
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2177
    "inscrito_id" => 13212
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROFESSORAR-SE: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Caraúbas/RN, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos e a Libras, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Nos detemos em analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação do aluno pesquisador em professor, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. De acordo com os nossos estudos, pesquisa e relato, percebemos que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada quatro anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13212_TB2177_22092022183908.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ MACX DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "André Macx"
    "autor_email" => "andremcxdc0017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo aborda a questão da formação de professores de Libras, através da prática do estágio supervisionado dentro do curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Caraúbas/RN, considerando a formação no Letras Libras e como a experiência de regência acontece no professorar-se. Tivemos como base teórica o PPC do curso de Libras da UFERSA Caraúbas – RN (2014), utilizamos das teorias de Albres (2014) para formação de professores, vemos com Gesser (2012) algumas reflexões sobre a educação de surdos e a Libras, além de trabalharmos e refletirmos sobre o estágio com Lima e Pimenta (2006), entre outras legislações vigentes. Nos detemos em analisar o Projeto Pedagógico do Curso – PPC do curso de Letras Libras, que também caracteriza o universo da nossa pesquisa, e tratamos sobre o processo de transformação do aluno pesquisador em professor, para isso, utilizamos de um relato de experiência de estágio. De acordo com os nossos estudos, pesquisa e relato, percebemos que o PPC do curso, apesar de ser muito bem planejado, necessitava de modificações, como de fato acontece a cada quatro anos, principalmente para atualizações do currículo e metodologias que possam aperfeiçoar o perfil dos egressos. Os alunos nos estágios sofrem pelas poucas opções de estágio em Libras, e o diário de bordo mostrou a realidade da prática de sala de aula, que precisa ser profissionalizada e aprimorada a cada dia, sendo o professorar-se desafiador, intrigante e com grandes aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.