Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89752
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3084
    "inscrito_id" => 14097
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14097_TB3084_01122022142505.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CLARA ROQUE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA BRITO"
    "autor_email" => "juliacrbrito@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89752
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3084
    "inscrito_id" => 14097
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA PELA PERSPECTIVA DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14097_TB3084_01122022142505.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CLARA ROQUE DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA BRITO"
    "autor_email" => "juliacrbrito@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.