A era contemporânea é perpassada por inúmeras transformações e, nesse contexto, a educação vem demandando adaptações para que permaneça alinhada às novas exigências sociais: diferentes situações e problemas surgem quase que diariamente, e para enfrentar essas questões é necessário sermos pessoas criativas. Julgamos que a escola é o local mais propício para a discussão, implementação e desenvolvimento dessas habilidades exigidas pela sociedade atual e do amanhã. Tendo em vista essa contextualização, debruçamos nossos esforços na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a fim de conhecer e analisar as considerações de professores(as) acerca das temáticas da criatividade e da aprendizagem criativa, em relação ao exercício de suas atividades no âmbito escolar. É relevante destacar que partimos do pressuposto de que a habilidade criativa está presente em todos os indivíduos e que pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida, conforme apontado por Alencar (2009) e Resnick (2020); além disso, tratar sobre esse tema na perspectiva educacional contribui para que possamos trabalhar de maneira cada vez mais assertiva as Competências 4 e 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa bibliográfica, com estruturação de uma RSL, é a metodologia que nos possibilita conhecer o estado da arte e contribuir para a expansão das discussões sobre o tema, que consideramos essencial para o bom desenvolvimento da atuação dos(as) professores(as) e das experiências dos(as) educandos(as). Até o momento as considerações produzidas apontam uma necessidade de ampliação do debate, da capacitação e da formação continuada em criatividade nos diferentes níveis educacionais, mas especialmente na Educação Infantil, por considerar-se a etapa em que se constrói a base da habilidade criativa.