Este artigo compõe parte do esforço de investigação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT que tem como objeto central o tratamento da cultura indígena no Ensino Médio Integrado, especificamente a religiosidade/espiritualidade indígena. Neste estudo preliminar, apresentamos um estado da arte, por meio de revisão bibliográfica (metodologia qualitativa), de dissertações desenvolvidas no ProfEPT, em nível nacional, que tiveram como proposição a construção de produtos educacionais concernentes às questões indígenas. No primeiro momento, apresentaremos debate teórico sobre a relação entre educação integral, baseado nas perspetivas teóricas de Karl Marx e Antônio Gramsci, e intercultural respaldado nos autores Fidel Tubino e Catherine Walsh destacando o diálogo profícuo entre essas duas perspetivas no sentido de pensar os processos de exploração/dominação; no segundo momento, apresentamos um “estado da arte” do desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais relacionadas à questão indígena no ProfEPT. Este trabalho se justifica em função da cultura ser componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e História, além da história e cultura indígenas serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino da educação básica, em observância ao disposto na Lei no 11.645/2008. Além disso, é importante reconhecer a presença/ausência de produtos didáticos que visibilizam diversas problemáticas das comunidades indígenas, desmitificar as narrativas e imagens eurocêntricas e alertar para a necessidade de ouvir as narrativas dos povos marginalizados. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora em projeto de extensão através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena-Campus Maceió/IFAL. A revisão bibliográfica empreendida demonstra (resultados) que há produtos interessantes e significativos já desenvolvidos neste PPG, mas que são ainda pouco representativos nacionalmente, e que nenhum deles tem como objeto de estudo a religiosidade/espiritualidade indígena. Esta investigação preliminar, desse modo, reforça a importância e ineditismo da pesquisa e do produto que pretendemos desenvolver.