O presente artigo é uma pesquisa documental acerca da estrutura e organização da Formação da rede municipal de Maceió. O objetivo é analisar os tipos de formações que são postas nos documentos, tais como: portaria de orientações formativas e pedagógicas, plano de trabalho do Centro Municipal de Formação e Projeto de Formação da rede. A Política de Formação das/os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação (RME) está assim estruturada: Formação de Entrada, como inserção e integração dos/as profissionais da educação recém-admitidos/as à Política de Formação da RME; Formação Continuada ou Permanente, com a participação em ações formativas sistemáticas, centradas no desenvolvimento profissional, através de uma abordagem interativo-reflexiva; Formação Integrativa, que envolve a participação em encontros de formação, visando à melhoria da qualidade de vida dos servidores, a partir da saúde integral; e a Formação Complementar, com a oferta de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) aos profissionais de educação da rede municipal de Maceió, em parceria com Universidades Federais e Estaduais e Institutos Federais. Os documentos serão analisados com o aporte teórico dos autores: Imbernón (2009), Libâneo e Pimenta (1999), e Tardif (2014) no que diz respeito à formação para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as da rede na sua prática pedagógica.