Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIFOCO: MÉTODO DE ENSINO PARA OS DISCENTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90092
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3495
    "inscrito_id" => 2136
    "titulo" => "QUIFOCO: MÉTODO DE ENSINO PARA OS DISCENTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "O uso das metodologias ativas na aprendizagem dos discentes contribuem de forma positiva não só para os educandos, mas também para os educadores, pois eles aprendem juntos, já que proporciona uma relação aluno-professor, tornando o aluno responsável pelo seu processo de aprendizagem, fazendo com que ele participe de discussões dentro da sala de aula de forma interativa. Esse trabalho trata-se de uma proposta de projeto que tem como nome "Quifoco", ele tem como objetivo a criação de um grupo de estudo com os alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu (IFRN) com a finalidade dos educandos aprender os conteúdos e desenvolver suas habilidades para ensinar através de “aulas” para os seus colegas, sendo assim, uns aprendem com os outros, utilizando-se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para organização do cronograma a fim de nortear esses estudos, tendo como prioridade os conteúdos das disciplinas de Química Geral I e II. Esses estudos partem do pressuposto que os discentes que têm afinidade com o conteúdo que irá ministrar o assunto para os colegas que participam desse grupo de estudo, dessa forma ele revisa o conteúdo e ajuda o outro a entender. Os dados coletados serão feitos a partir de resultados esperados, baseando-se em Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2015); Barbosa e Moura (2013), entre outros autores, ressaltando que o ser humano consegue uma aprendizagem sólida e significativa quando ele transmite o conhecimento adquirido. Contudo, espera-se que as metodologias a serem desenvolvidas através desse projeto seja de grande contribuição para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID2136_TB3495_29112022204035.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINY DE ARAÚJO AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINY"
    "autor_email" => "carolinyaraujo99@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90092
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3495
    "inscrito_id" => 2136
    "titulo" => "QUIFOCO: MÉTODO DE ENSINO PARA OS DISCENTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU"
    "resumo" => "O uso das metodologias ativas na aprendizagem dos discentes contribuem de forma positiva não só para os educandos, mas também para os educadores, pois eles aprendem juntos, já que proporciona uma relação aluno-professor, tornando o aluno responsável pelo seu processo de aprendizagem, fazendo com que ele participe de discussões dentro da sala de aula de forma interativa. Esse trabalho trata-se de uma proposta de projeto que tem como nome "Quifoco", ele tem como objetivo a criação de um grupo de estudo com os alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu (IFRN) com a finalidade dos educandos aprender os conteúdos e desenvolver suas habilidades para ensinar através de “aulas” para os seus colegas, sendo assim, uns aprendem com os outros, utilizando-se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para organização do cronograma a fim de nortear esses estudos, tendo como prioridade os conteúdos das disciplinas de Química Geral I e II. Esses estudos partem do pressuposto que os discentes que têm afinidade com o conteúdo que irá ministrar o assunto para os colegas que participam desse grupo de estudo, dessa forma ele revisa o conteúdo e ajuda o outro a entender. Os dados coletados serão feitos a partir de resultados esperados, baseando-se em Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2015); Barbosa e Moura (2013), entre outros autores, ressaltando que o ser humano consegue uma aprendizagem sólida e significativa quando ele transmite o conhecimento adquirido. Contudo, espera-se que as metodologias a serem desenvolvidas através desse projeto seja de grande contribuição para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID2136_TB3495_29112022204035.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINY DE ARAÚJO AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINY"
    "autor_email" => "carolinyaraujo99@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O uso das metodologias ativas na aprendizagem dos discentes contribuem de forma positiva não só para os educandos, mas também para os educadores, pois eles aprendem juntos, já que proporciona uma relação aluno-professor, tornando o aluno responsável pelo seu processo de aprendizagem, fazendo com que ele participe de discussões dentro da sala de aula de forma interativa. Esse trabalho trata-se de uma proposta de projeto que tem como nome "Quifoco", ele tem como objetivo a criação de um grupo de estudo com os alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus Ipanguaçu (IFRN) com a finalidade dos educandos aprender os conteúdos e desenvolver suas habilidades para ensinar através de “aulas” para os seus colegas, sendo assim, uns aprendem com os outros, utilizando-se o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para organização do cronograma a fim de nortear esses estudos, tendo como prioridade os conteúdos das disciplinas de Química Geral I e II. Esses estudos partem do pressuposto que os discentes que têm afinidade com o conteúdo que irá ministrar o assunto para os colegas que participam desse grupo de estudo, dessa forma ele revisa o conteúdo e ajuda o outro a entender. Os dados coletados serão feitos a partir de resultados esperados, baseando-se em Diesel, Baldez e Martins (2017); Moran (2015); Barbosa e Moura (2013), entre outros autores, ressaltando que o ser humano consegue uma aprendizagem sólida e significativa quando ele transmite o conhecimento adquirido. Contudo, espera-se que as metodologias a serem desenvolvidas através desse projeto seja de grande contribuição para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.