As novas abordagens sobre o ensino da produção escrita têm provocado mudanças significativas nas propostas expressas em livros didáticos, tendo em vista a reflexão acerca das etapas que constituem a escrita e sobre sua função interativa. Neste artigo temos por objetivo refletir sobre propostas de ensino da produção escrita que compreendem os processos de revisão e reescrita em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa/anos iniciais. Para tanto, recorremos às orientações do eixo da produção de textos presentes na BNCC, aos estudos relativos ao tratamento da produção textual (ANTUNES, 2003; REINALDO, 2020) e aos processos de revisão e reescrita textual (BRANDÃO, 2007; FIAD, 2006; GASPAROTTO, 2014; MENEGASSI, 2013 e ROCHA, 2008). Para o desenvolvimento do estudo, seguimos o paradigma qualitativo e adotamos a recolha de documentos como o principal procedimento. Para discussão e análise de propostas de escrita presentes na coleção Novo Pitanguá: língua portuguesa, estabelecemos dois eixos: 1) Orientações para produção de textos: caracterização à luz do Eixo Produção Escrita na BNCC e 2) Escrita, revisão e reescrita: concepção de escrita subjacente em proposta expressa no manual do 3º ano. De acordo com os resultados a Coleção prioriza a contextualização da situação comunicativa e as condições de produção; assume o texto como unidade de trabalho e focaliza as diferentes etapas da produção escrita; adota uma concepção recursiva/processual e interativa de escrita, pois, além das etapas da escrita, prevê a participação do outro/colega/professor.