Desenvolver habilidade de leitura é fundamental para o mundo contemporâneo, sendo a leitura uma prática social, onde demanda da escola, que é uma instituição social e histórica, um exercício de ação, no sentido de criar nos alunos o pensamento crítico, além de fortalecer o interesse por problemas do seu dia a dia e aprimorar a capacidade de argumentação, essas competências ajudarão na elaboração de boas redações. O objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos professores e alunos do ensino médio em relação à importância da leitura para produção da redação de acordo com as normas do Enem. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os informantes da pesquisa foram 03 professores e 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, totalizando 51 participantes. Os resultados demonstraram que o acesso à tecnologia é uma realidade que está presente no cotidiano do aluno, no entanto percebe-se que a leitura só é realizada no ambiente escolar, cuja preferência é por leituras simples e rápidas. Embora a pesquisa comprove que os alunos sabem e reconhecem o trabalho dos professores como também a importância da escrita de textos em sala de aula, os mesmos têm dificuldade de se expressar mas sabem que escrever bem, transforma a realidade. Diante disso, apontaram a importância que a leitura tem como prática social na qual estimula a busca por conhecimento e aprendizagem, que irá ajudar no entendimento e aperfeiçoamento da escrita.