LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90870 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 17436 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O artigo se propõe a refletir, por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema, sobre a maneira como livros literários infantis com a temática afro-brasileira podem contribuir com a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial na escola. Apesar de medidas para superar a questão do racismo nas escolas constarem em documentos que regem a Educação no Brasil, como a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatórios no ensino fundamental, o que ainda se percebe é a perpetuação de expressões racistas e padrões eurocêntricos contidos em muitas obras literárias para crianças e a ausência de debates que abordam o assunto. Em relação à metodologia, os estudos foram buscados na base de dados Google Acadêmico e a pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e de cunho qualitativo, estando fundamentada na contribuição dos seguintes teóricos: Abramovich (2009), Freire (1989), Debus (2017), Vygotsky (1988) e Zilberman (2003). Os principais resultados mostraram que, para se atingir a promoção de caminhos para a superação do racismo, é necessário que as escolas sigam a rigor o que consta na Constituição Federal brasileira de 1988 e integrem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam informações, valores e culturas importantes para a formação das crianças no tocante a seus aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se constituir enquanto um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17436_TB4672_30112022051511.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NATÂNYELE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "silvanatanyele@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90870 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 17436 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O artigo se propõe a refletir, por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema, sobre a maneira como livros literários infantis com a temática afro-brasileira podem contribuir com a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial na escola. Apesar de medidas para superar a questão do racismo nas escolas constarem em documentos que regem a Educação no Brasil, como a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatórios no ensino fundamental, o que ainda se percebe é a perpetuação de expressões racistas e padrões eurocêntricos contidos em muitas obras literárias para crianças e a ausência de debates que abordam o assunto. Em relação à metodologia, os estudos foram buscados na base de dados Google Acadêmico e a pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e de cunho qualitativo, estando fundamentada na contribuição dos seguintes teóricos: Abramovich (2009), Freire (1989), Debus (2017), Vygotsky (1988) e Zilberman (2003). Os principais resultados mostraram que, para se atingir a promoção de caminhos para a superação do racismo, é necessário que as escolas sigam a rigor o que consta na Constituição Federal brasileira de 1988 e integrem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam informações, valores e culturas importantes para a formação das crianças no tocante a seus aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se constituir enquanto um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17436_TB4672_30112022051511.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NATÂNYELE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "silvanatanyele@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }