Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90870
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4672
    "inscrito_id" => 17436
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL"
    "resumo" => "O artigo se propõe a refletir, por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema, sobre a maneira como livros literários infantis com a temática afro-brasileira podem contribuir com a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial na escola. Apesar de medidas para superar a questão do racismo nas escolas constarem em documentos que regem a Educação no Brasil, como a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatórios no ensino fundamental, o que ainda se percebe é a perpetuação de expressões racistas e padrões eurocêntricos contidos em muitas obras literárias para crianças e a ausência de debates que abordam o assunto. Em relação à metodologia, os estudos foram buscados na base de dados Google Acadêmico e a pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e de cunho qualitativo, estando fundamentada na contribuição dos seguintes teóricos: Abramovich (2009), Freire (1989), Debus (2017), Vygotsky (1988) e Zilberman (2003). Os principais resultados mostraram que, para se atingir a promoção de caminhos para a superação do racismo, é necessário que as escolas sigam a rigor o que consta na Constituição Federal brasileira de 1988 e integrem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam informações, valores e culturas importantes para a formação das crianças no tocante a seus aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se constituir enquanto um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17436_TB4672_30112022051511.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NATÂNYELE SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silvanatanyele@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90870
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4672
    "inscrito_id" => 17436
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL"
    "resumo" => "O artigo se propõe a refletir, por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema, sobre a maneira como livros literários infantis com a temática afro-brasileira podem contribuir com a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial na escola. Apesar de medidas para superar a questão do racismo nas escolas constarem em documentos que regem a Educação no Brasil, como a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatórios no ensino fundamental, o que ainda se percebe é a perpetuação de expressões racistas e padrões eurocêntricos contidos em muitas obras literárias para crianças e a ausência de debates que abordam o assunto. Em relação à metodologia, os estudos foram buscados na base de dados Google Acadêmico e a pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e de cunho qualitativo, estando fundamentada na contribuição dos seguintes teóricos: Abramovich (2009), Freire (1989), Debus (2017), Vygotsky (1988) e Zilberman (2003). Os principais resultados mostraram que, para se atingir a promoção de caminhos para a superação do racismo, é necessário que as escolas sigam a rigor o que consta na Constituição Federal brasileira de 1988 e integrem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam informações, valores e culturas importantes para a formação das crianças no tocante a seus aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se constituir enquanto um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17436_TB4672_30112022051511.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NATÂNYELE SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silvanatanyele@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo se propõe a refletir, por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema, sobre a maneira como livros literários infantis com a temática afro-brasileira podem contribuir com a discussão sobre a construção da identidade étnico-racial na escola. Apesar de medidas para superar a questão do racismo nas escolas constarem em documentos que regem a Educação no Brasil, como a Lei nº 10.639/2003, a qual estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatórios no ensino fundamental, o que ainda se percebe é a perpetuação de expressões racistas e padrões eurocêntricos contidos em muitas obras literárias para crianças e a ausência de debates que abordam o assunto. Em relação à metodologia, os estudos foram buscados na base de dados Google Acadêmico e a pesquisa se caracteriza como sendo bibliográfica e de cunho qualitativo, estando fundamentada na contribuição dos seguintes teóricos: Abramovich (2009), Freire (1989), Debus (2017), Vygotsky (1988) e Zilberman (2003). Os principais resultados mostraram que, para se atingir a promoção de caminhos para a superação do racismo, é necessário que as escolas sigam a rigor o que consta na Constituição Federal brasileira de 1988 e integrem obras literárias infantis afro-brasileiras no ensino, as quais carregam informações, valores e culturas importantes para a formação das crianças no tocante a seus aspectos cognitivo, afetivo, social, linguístico, crítico e reflexivo, além de serem fundamentais para a construção da sua identidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre a cultura afro-brasileira. Desse modo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da importância do povo negro na constituição da sociedade brasileira em seus âmbitos social, histórico e cultural em livros literários infantis podem se constituir enquanto um caminho para se romper com práticas racistas desde a infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.