ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89637 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2954 "inscrito_id" => 9809 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "RESUMO O Ensino de Física deve promover um estudo unindo a teoria e a prática, para que os educandos adquiram uma aprendizagem significativa e para que isso ocorra, é necessário que o professor utilize métodos nas suas aulas que contemplem essa união. Atividades experimentais podem ser boas opções para viabilizar a teoria e a prática. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo, analisar o uso de atividades de práticas experimentais nas aulas da 3ª série do Ensino Médio de Física, para o estudo do conteúdo de circuitos elétricos. Para a coleta de dados, foram feitas uma oficina com atividades experimentais, após essas atividades, foi aplicado um questionário estruturado de perguntas objetivas e subjetivas para verificar a opinião dos alunos sobre as aulas de Física e sobre as práticas experimentais. A troca de conhecimentos, o aumento da participação nas aulas e uma melhor concepção dos alunos sobre circuitos elétricos, foram verificadas na execução das práticas. Averigou-se com resultados obtidos que as práticas experimentais, além de aguçar a compreensão dos alunos acerca do conteúdo trabalhado, também melhora a socialização entre a turma, desperta a curiosidade e o pensamento crítico cientifico. Portanto, o uso de práticas experimentais tem o intuito de facilitar a aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, e dinamizar as aulas. Palavras-chave: Ensino de Física, Circuitos Elétricos, Práticas Experimentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9809_TB2954_04122022135636.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89637 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2954 "inscrito_id" => 9809 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS" "resumo" => "RESUMO O Ensino de Física deve promover um estudo unindo a teoria e a prática, para que os educandos adquiram uma aprendizagem significativa e para que isso ocorra, é necessário que o professor utilize métodos nas suas aulas que contemplem essa união. Atividades experimentais podem ser boas opções para viabilizar a teoria e a prática. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo, analisar o uso de atividades de práticas experimentais nas aulas da 3ª série do Ensino Médio de Física, para o estudo do conteúdo de circuitos elétricos. Para a coleta de dados, foram feitas uma oficina com atividades experimentais, após essas atividades, foi aplicado um questionário estruturado de perguntas objetivas e subjetivas para verificar a opinião dos alunos sobre as aulas de Física e sobre as práticas experimentais. A troca de conhecimentos, o aumento da participação nas aulas e uma melhor concepção dos alunos sobre circuitos elétricos, foram verificadas na execução das práticas. Averigou-se com resultados obtidos que as práticas experimentais, além de aguçar a compreensão dos alunos acerca do conteúdo trabalhado, também melhora a socialização entre a turma, desperta a curiosidade e o pensamento crítico cientifico. Portanto, o uso de práticas experimentais tem o intuito de facilitar a aprendizagem, despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, e dinamizar as aulas. Palavras-chave: Ensino de Física, Circuitos Elétricos, Práticas Experimentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9809_TB2954_04122022135636.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JACIARA GONÇALVES DE MELO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "jaciaragonalves2012@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }