RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEA- ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS DURANTE O PAPEL DE TUTORA NA TURMA DE ALTAMIRA-PARÁ
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 12452 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEA- ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS DURANTE O PAPEL DE TUTORA NA TURMA DE ALTAMIRA-PARÁ" "resumo" => "O Relato de Experiência sobre a minha atividade como tutora em um curso na modalidade da Educação a Distância (EAD) durante o curso de Aperfeiçoamento em “Políticas Públicas e Gerenciamento de Processos Inclusivos: Um olhar sobre o Autismo”, no qual teve o foco de proporcionar a formação continuada dos professores e pedagogos (profissionais técnicos das secretarias das escolas de Altamira-Pará), em que o curso ocorreu por meio da parceria do Projeto do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) representado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com o Governo do Estado do Pará representado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O curso foi ministrado com sete módulos, no qual o meu papel de tutora EAD era realizar o gerenciamento da plataforma e auxiliar os cursistas sobre as funcionalidades técnicas e pedagógicas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outras atividades ao longo do curso de Outubro de 2020 até Setembro de 2021. Assim, durante as minhas ações como tutora o uso de ferramentas tecnológicas, como: o google meet, o google forms, o canal do youtube, o whattsapp, o email e o AVA foram essenciais para o acompanhamento do desempenho deles. O conceito da Andragogia foi norteador como metodologia para aproveitar a experiência e os conhecimentos que os cursistas possuíam em suas áreas de atuação. E, como metodologia uma pesquisa descritiva, pois descreve a minha vivência, tomando como passe a observação sistemática, as pesquisas bibliográficas sobre a EAD e questionário aplicado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12452_TB506_21062022200304.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DO NASCIMENTO BRITO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BRITO" "autor_email" => "jaquelinebrito18@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 12452 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEA- ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS DURANTE O PAPEL DE TUTORA NA TURMA DE ALTAMIRA-PARÁ" "resumo" => "O Relato de Experiência sobre a minha atividade como tutora em um curso na modalidade da Educação a Distância (EAD) durante o curso de Aperfeiçoamento em “Políticas Públicas e Gerenciamento de Processos Inclusivos: Um olhar sobre o Autismo”, no qual teve o foco de proporcionar a formação continuada dos professores e pedagogos (profissionais técnicos das secretarias das escolas de Altamira-Pará), em que o curso ocorreu por meio da parceria do Projeto do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) representado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com o Governo do Estado do Pará representado pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). O curso foi ministrado com sete módulos, no qual o meu papel de tutora EAD era realizar o gerenciamento da plataforma e auxiliar os cursistas sobre as funcionalidades técnicas e pedagógicas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outras atividades ao longo do curso de Outubro de 2020 até Setembro de 2021. Assim, durante as minhas ações como tutora o uso de ferramentas tecnológicas, como: o google meet, o google forms, o canal do youtube, o whattsapp, o email e o AVA foram essenciais para o acompanhamento do desempenho deles. O conceito da Andragogia foi norteador como metodologia para aproveitar a experiência e os conhecimentos que os cursistas possuíam em suas áreas de atuação. E, como metodologia uma pesquisa descritiva, pois descreve a minha vivência, tomando como passe a observação sistemática, as pesquisas bibliográficas sobre a EAD e questionário aplicado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12452_TB506_21062022200304.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DO NASCIMENTO BRITO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE BRITO" "autor_email" => "jaquelinebrito18@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }