Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLETA SELETIVA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PROMOVER PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DESCENTRALIZAR O CONSUMISMO NA COMUNIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89610
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 13635
    "titulo" => "COLETA SELETIVA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PROMOVER PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DESCENTRALIZAR O CONSUMISMO NA COMUNIDADE."
    "resumo" => "Esse trabalho ocorreu nas turmas de 2ª série do ensino médio em uma escola estadual da Paraíba em 2021, por meio de um projeto intitulado - Leitura e ação: leitura científica para uma conscientização ambiental, ocorrendo de maneira interdisciplinar entre as disciplinas de Química, Biologia e Física. Os conteúdos e habilidades propostos teve o objetivo de contribuir para melhorar ou manter a qualidade de vida do estudante e ampliou a discussão a respeito das influências humanas sobre o aquecimento global, bem como aprimorou as habilidades e descritores de língua portuguesa e matemática detectadas por meio de avaliação diagnóstica como sendo sensíveis. O trabalho suscitou à necessidade de uma intervenção pedagógica voltada a educação ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com ênfase na coleta seletiva na comunidade local. Com o debate, os problemas encontrados e a responsabilidade e/ou corresponsabilidade da comunidade escolar na gestão dos recursos naturais e financeiros, na busca de sugestão, de soluções e melhorais para a qualidade de vida de cada um. O estudo curricular levou a possibilidade de como tema transversal o estudo da termoquímica discutir temas como o calor e as indústrias, podendo identificar as principais indústrias emissoras de “gases estufa”, relacionando-as com ilhas de calor, assim como os efeitos causados pela agropecuária com relação a esse aquecimento, dessa discussão recebeu propostas de soluções assim como uma consciência ambiental com embasamento teórico e científico, aguçando também o censo crítico dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13635_TB2918_08092022223751.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA BRANDÃO"
    "autor_email" => "paulabrandaopb12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89610
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 13635
    "titulo" => "COLETA SELETIVA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PROMOVER PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E DESCENTRALIZAR O CONSUMISMO NA COMUNIDADE."
    "resumo" => "Esse trabalho ocorreu nas turmas de 2ª série do ensino médio em uma escola estadual da Paraíba em 2021, por meio de um projeto intitulado - Leitura e ação: leitura científica para uma conscientização ambiental, ocorrendo de maneira interdisciplinar entre as disciplinas de Química, Biologia e Física. Os conteúdos e habilidades propostos teve o objetivo de contribuir para melhorar ou manter a qualidade de vida do estudante e ampliou a discussão a respeito das influências humanas sobre o aquecimento global, bem como aprimorou as habilidades e descritores de língua portuguesa e matemática detectadas por meio de avaliação diagnóstica como sendo sensíveis. O trabalho suscitou à necessidade de uma intervenção pedagógica voltada a educação ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com ênfase na coleta seletiva na comunidade local. Com o debate, os problemas encontrados e a responsabilidade e/ou corresponsabilidade da comunidade escolar na gestão dos recursos naturais e financeiros, na busca de sugestão, de soluções e melhorais para a qualidade de vida de cada um. O estudo curricular levou a possibilidade de como tema transversal o estudo da termoquímica discutir temas como o calor e as indústrias, podendo identificar as principais indústrias emissoras de “gases estufa”, relacionando-as com ilhas de calor, assim como os efeitos causados pela agropecuária com relação a esse aquecimento, dessa discussão recebeu propostas de soluções assim como uma consciência ambiental com embasamento teórico e científico, aguçando também o censo crítico dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13635_TB2918_08092022223751.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA BRANDÃO"
    "autor_email" => "paulabrandaopb12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse trabalho ocorreu nas turmas de 2ª série do ensino médio em uma escola estadual da Paraíba em 2021, por meio de um projeto intitulado - Leitura e ação: leitura científica para uma conscientização ambiental, ocorrendo de maneira interdisciplinar entre as disciplinas de Química, Biologia e Física. Os conteúdos e habilidades propostos teve o objetivo de contribuir para melhorar ou manter a qualidade de vida do estudante e ampliou a discussão a respeito das influências humanas sobre o aquecimento global, bem como aprimorou as habilidades e descritores de língua portuguesa e matemática detectadas por meio de avaliação diagnóstica como sendo sensíveis. O trabalho suscitou à necessidade de uma intervenção pedagógica voltada a educação ambiental e ao gerenciamento de resíduos sólidos, com ênfase na coleta seletiva na comunidade local. Com o debate, os problemas encontrados e a responsabilidade e/ou corresponsabilidade da comunidade escolar na gestão dos recursos naturais e financeiros, na busca de sugestão, de soluções e melhorais para a qualidade de vida de cada um. O estudo curricular levou a possibilidade de como tema transversal o estudo da termoquímica discutir temas como o calor e as indústrias, podendo identificar as principais indústrias emissoras de “gases estufa”, relacionando-as com ilhas de calor, assim como os efeitos causados pela agropecuária com relação a esse aquecimento, dessa discussão recebeu propostas de soluções assim como uma consciência ambiental com embasamento teórico e científico, aguçando também o censo crítico dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.