O presente trabalho pretende refletir sobre a importância e o papel do educador musical na educação infantil. Em linhas gerais, o presente estudo através de uma pesquisa bibliográfica descritiva, busca analisar como é introduzida a educação musical, nas séries iniciais do fundamental I. Diferentes práticas espalhadas pelo país são propostas com a intenção de amenizar as necessidades pedagógicas musicais decorrentes da diversidade de concepções de conhecimento e de mundo. Muitas vezes o ensino de música nas escolas está diluído em práticas metodológicas diversas, decorrentes à falta de fundamentação teórica consistente ou por formação inadequada do educador musical. A educação musical é um fundamento importante para a construção de uma proposta de ensino que auxilie o indivíduo na compreensão de crenças e valores, na forma de percepção de mundo e o que ele define como importante. Ao final, baseando-se na BNCC falaremos da atuação do professor na educação infantil, da importância e da responsabilidade de cumprir os objetivos estabelecidos para as aulas de música. A pesquisa deste tema está diretamente relacionada ao contexto vivenciado pelos realizadores deste artigo, que trabalham com musicalização infantil através do programa da Residência Pedagógica.