AS ABORDAGENS SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA COMO PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UNIPAMPA
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No que tange aos estudos dos direitos humanos, utilizamos Candau (2002) e Santos (2006), assim como apoiamos em Arendt na conceitualização de dignidade humana e em relação à universidade, Chaui (2003) e Pereira (2015). Sendo assim, utilizamos a metodologia qualitativa do tipo documental, para tanto partimos com a busca dos seguintes descritores: acesso, permanência e direitos humanos nos documentos disponíveis na página institucional da universidade. No documento de 2014-2018, há um total de oito menções referentes ao acesso e permanência, enfatizando a necessidade de programas para promover condições de equidade no Ensino Superior, em relação aos direitos humanos não há nenhuma menção. Já no documento de 2019-2023, o descritor “acesso e permanência” é localizado duas vezes, em um sentido semelhante ao plano de 2014; o descritor “direitos humanos” está presente em duas partes do texto, ambos dentro do âmbito das ações afirmativas. 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