A pandemia da Covid-19 acentuou os desafios enfrentados por alunos e professores na rede básica de ensino. A utilização de práticas pedagógicas obsoletas foi reverberada no ensino remoto. Os conteúdos de genética apresentam grande quantidade de terminologias científicas, assim como o tema transgênicos, dificultando o ensino-aprendizagem. Visto isso, novas maneiras de diversificar a transposição dos saberes devem ser de importância para os docentes. A aprendizagem pode ser facilitada por meio de metodologias como as oficinas pedagógicas. O presente estudo tem como objetivo socializar o conhecimento prévio e os perfis dos participantes da oficina pedagógica realizada no ensino remoto acerca do tema transgênicos. A oficina foi planejada e realizada por discentes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), como componente curricular e orientada pela docente da disciplina de Metodologia do Ensino da Biologia II. As etapas da oficina consistiram em: planejamento das atividades, construção dos materiais e a exposição na plataforma Google Meet. Além disso, foi disponibilizado um formulário de inscrição através do aplicativo Google Forms, buscando levantar o perfil dos participantes e fazer uma sondagem sobre o interesse pela oficina. Para a análise dos dados, foi utilizado o método do Discurso de Sujeito Coletivo (DSC). Observou-se no formulário de inscrição um total de 19 pessoas, a maioria alunos da rede pública e de diversas cidades do estado de Pernambuco (PE). Diante a análise dos conhecimentos prévios dos participantes, percebeu-se a falta de informação a respeito do tema transgênicos, por outro lado, os inscritos apontaram a oficina pedagógica como uma ótima oportunidade para aprender sobre o tema. A partir da socialização dos dados, os ministrantes adequaram a exposição do conteúdo e desenvolveram atividades que pudessem atender as necessidades dos inscritos.