ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO SUPERIOR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89219 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2444 "inscrito_id" => 9547 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior realizado na disciplina de Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem do curso de Letras/Espanhol, 1º período, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem como objetivo refletir a formação docente proporcionada pela vivência no estágio na condição de mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB, de modo que, compreendamos sobre a docência no ensino superior não perdendo de vista a concepção do saber docente, além de olharmos para a universidade em seus diversos ângulos. O estágio docente caracteriza-se como um período de aquisição e troca de conhecimentos e experiência profissional no ensino superior, que possibilita conhecer estratégias de ensino que demonstram uma importante e rica preparação em nossa trajetória enquanto professor. Por conta da pandemia da COVID-19 e dos protocolos adotados, as aulas aconteceram no sistema do ensino remoto com a utilização do aplicativo Google Meet e da plataforma Google Classroom, sendo realizadas aulas expositivas e dialogadas, discussão de materiais e textos e debates. O ensino remoto foi o modelo de ensino adotado, e, mesmo apresentando características próprias, foi considerado uma incógnita para professores e estudantes, habituados com as aulas presenciais. Diante disso, obtivemos como resultado que o estágio docente, mesmo tendo sido realizado neste cenário do ensino remoto, é um percurso desafiador, formador e construtor de conhecimentos, capaz de proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de forma crítica e reflexiva, que compartilha saberes, práticas e experiências profissionais fundamentais na construção da nossa identidade enquanto profissionais. Reafirmamos, portanto, que os obstáculos e dificuldades da carreira enfrentados na docência, gradativamente, estão sendo superados pelos professores, adaptando-se às adversidades impostas, o que fortalece a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9547_TB2444_29112022162647.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA NÓBREGA PEREIRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "profmarilianpf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89219 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2444 "inscrito_id" => 9547 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior realizado na disciplina de Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem do curso de Letras/Espanhol, 1º período, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem como objetivo refletir a formação docente proporcionada pela vivência no estágio na condição de mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB, de modo que, compreendamos sobre a docência no ensino superior não perdendo de vista a concepção do saber docente, além de olharmos para a universidade em seus diversos ângulos. O estágio docente caracteriza-se como um período de aquisição e troca de conhecimentos e experiência profissional no ensino superior, que possibilita conhecer estratégias de ensino que demonstram uma importante e rica preparação em nossa trajetória enquanto professor. Por conta da pandemia da COVID-19 e dos protocolos adotados, as aulas aconteceram no sistema do ensino remoto com a utilização do aplicativo Google Meet e da plataforma Google Classroom, sendo realizadas aulas expositivas e dialogadas, discussão de materiais e textos e debates. O ensino remoto foi o modelo de ensino adotado, e, mesmo apresentando características próprias, foi considerado uma incógnita para professores e estudantes, habituados com as aulas presenciais. Diante disso, obtivemos como resultado que o estágio docente, mesmo tendo sido realizado neste cenário do ensino remoto, é um percurso desafiador, formador e construtor de conhecimentos, capaz de proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de forma crítica e reflexiva, que compartilha saberes, práticas e experiências profissionais fundamentais na construção da nossa identidade enquanto profissionais. Reafirmamos, portanto, que os obstáculos e dificuldades da carreira enfrentados na docência, gradativamente, estão sendo superados pelos professores, adaptando-se às adversidades impostas, o que fortalece a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9547_TB2444_29112022162647.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA NÓBREGA PEREIRA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "profmarilianpf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }