Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior realizado na disciplina de Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem do curso de Letras/Espanhol, 1º período, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem como objetivo refletir a formação docente proporcionada pela vivência no estágio na condição de mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB, de modo que, compreendamos sobre a docência no ensino superior não perdendo de vista a concepção do saber docente, além de olharmos para a universidade em seus diversos ângulos. O estágio docente caracteriza-se como um período de aquisição e troca de conhecimentos e experiência profissional no ensino superior, que possibilita conhecer estratégias de ensino que demonstram uma importante e rica preparação em nossa trajetória enquanto professor. Por conta da pandemia da COVID-19 e dos protocolos adotados, as aulas aconteceram no sistema do ensino remoto com a utilização do aplicativo Google Meet e da plataforma Google Classroom, sendo realizadas aulas expositivas e dialogadas, discussão de materiais e textos e debates. O ensino remoto foi o modelo de ensino adotado, e, mesmo apresentando características próprias, foi considerado uma incógnita para professores e estudantes, habituados com as aulas presenciais. Diante disso, obtivemos como resultado que o estágio docente, mesmo tendo sido realizado neste cenário do ensino remoto, é um percurso desafiador, formador e construtor de conhecimentos, capaz de proporcionar experiências de ensino-aprendizagem de forma crítica e reflexiva, que compartilha saberes, práticas e experiências profissionais fundamentais na construção da nossa identidade enquanto profissionais. Reafirmamos, portanto, que os obstáculos e dificuldades da carreira enfrentados na docência, gradativamente, estão sendo superados pelos professores, adaptando-se às adversidades impostas, o que fortalece a formação de professores.