Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão.