DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS NO IFS/CAMPUS ARACAJU
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89465 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 14109 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS\u{A0}NO IFS/CAMPUS ARACAJU" "resumo" => "Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14109_TB2752_01122022184935.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN GOMES LEITE" "autor_nome_curto" => "KAREN" "autor_email" => "karengomespsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89465 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 14109 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM AUXÍLIO DAS PICS\u{A0}NO IFS/CAMPUS ARACAJU" "resumo" => "Tem sido cada vez mais importante investir na observação, compreensão e no saber lidar com as próprias emoções e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Os aspectos fundamentais da inteligência emocional são: a consciência social, a autoconsciência, o autocontrole e a habilidade de gerenciar relacionamentos. Estaria o desempenho dos nossos estudantes sendo afetado negativamente pelo baixo desenvolvimento das habilidades socioemocionais? A realização desta pesquisa pretendeu constituir um espaço-tempo de atividades junto aos estudantes para fomentar, cada vez mais, a promoção de saúde e de desenvolvimento pessoal, com o objetivo de impactar diretamente no desempenho escolar. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos das PICS no desempenho acadêmico dos discentes do IFS/Campus Aracaju. O conjunto de procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa tiveram orientação quali-quantitativa, e a pesquisa, de maneira ampla, pode ser caracterizada como pesquisa-ação. As oficinas virtuais foram realizadas no período de junho a outubro de 2021 para um público de 219 participantes inscritos que faziam parte da comunidade escolar, com a média de participação por oficina de aproximadamente 20 pessoas, quais sejam: Reiki, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária, Reflexologia Podal, Musicoterapia, Yoga, Aromaterapia, Reza, Florais de Bach, Meditação, Terapia Sistêmica, Homeopatia, Fitoterapia e Habilidades Socioemocionais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observação participante, análise documental (históricos escolares), teste SRQ 20 e aplicação de questionário online, contendo perguntas referentes aos aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Este questionário foi aplicado antes e após a realização das atividades, nos meses de junho e outubro. Este projeto de pesquisa gerou possibilidades de divulgação das PICS junto à comunidade do IFS, além da colheita de efeitos benéficos pelos participantes; bem como possibilitou à instituição pensar na oportunidade de ofertar algumas dessas práticas para discentes, servidores e comunidade externa, mediante projetos de extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14109_TB2752_01122022184935.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN GOMES LEITE" "autor_nome_curto" => "KAREN" "autor_email" => "karengomespsi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }