sujeitos, assim se constroem novos conhecimentos acessíveis para determinado povo. A partir da educação pode se desenvolver o olhar crítico acerca da realidade, por isso deve partir do diálogo e da participação dos sujeitos inseridos. Permitir ao aluno (re)escrever a sua realidade social é uma tarefa a ser buscada neste percurso. Da mesma maneira a Educação Popular propicia saberes identitários como objetivo de ensino, ao passo que os indivíduos são valorizados eventualmente no seu processo de ensino aprendizagem. A Educação transforma vidas, o que acaba refletindo na sociedade modificando-a. Com este trabalho buscamos responder a seguinte questão: como se encontra a educação popular frente aos desafios impostos pela sociedade? O objetivo deste artigo consiste em apresentar os desafios da educação popular no Brasil, tendo como base os aspectos da Educação Popular, por isso realizamos reflexão sobre o seu potencial para a formação e transformação dos indivíduos conscientes, críticos e autônomos. Esta pesquisa é qualitativa e de aporte bibliográfico, com isso recorremos às tessituras de alguns altores tais como: Arroyo (2019); Bourdieu (2007); Brandão (2007); Damo (2011); Freire (1987; 2006); Gadotti (2003; 1997); Gil (2002); Martins (2015); Pereira e Pereira (2012); Pimenta (1997); Sousa (2016); entre outros, para entendermos os processos educacionais referente a Educação Popular no Brasil. Primordialmente, o trabalho se justifica pela importância de refletirmos sobre a Educação Popular na contemporaneidade e principalmente como a efetivamos.