A Libras – Língua Brasileira de Sinais - uma língua reconhecida legalmente como o principal meio de comunicação da comunidade surda no Brasil (Lei 10.436/02), tem como elemento linguístico central a visualidade. Por se tratar de uma língua viva e de uso cotidiano por pessoas surdas e não-surdas bilíngues, nos diversos espaços de interação social, tais como o ambiente escolar, está em constante transformação. Pensando na construção visual da aprendizagem de estudantes surdas/os do curso técnico integrado em mineração, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, percebendo a necessidade da criação de sinais-termos próprios da área técnica mencionada e tendo como princípio o respeito aos aspectos linguísticos, culturais e identitários das pessoas surdas, o objetivo do trabalho foi desenvolver um glossário terminológico em Libras com sinais-termos da área de mineração. Para a construção do glossário terminológico, houve pesquisa bibliográfica da estudante surda do curso, juntamente com a equipe de tradução e interpretação e com docentes da área, sobre teóricos da área e os sinais em Libras referentes aos conceitos estudados, além da construção dos sinais não encontrados, respeitando-se seus elementos linguísticos. Buscou-se também o auxílio de um profissional técnico em informática na produção do designer gráfico e da arte. O glossário terminológico resultante foi registrado em formato audiovisual (https://napneifba.wixsite.com/napneifbajacobina/mineracao). Esta produção favoreceu a acessibilidade linguística em Libras e o acesso ao currículo da área de mineração, contribuindo com o processo de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa, com o ensino e a aprendizagem e, consequentemente, com sua formação educacional.