ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO EM LIBRAS COM SINAIS-TERMO DA ÁREA DE MINERAÇÃO NO IFBA CAMPUS JACOBINA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89454 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2738 "inscrito_id" => 15322 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO EM LIBRAS COM SINAIS-TERMO DA ÁREA DE MINERAÇÃO NO IFBA CAMPUS JACOBINA" "resumo" => "A Libras – Língua Brasileira de Sinais - uma língua reconhecida legalmente como o principal meio de comunicação da comunidade surda no Brasil (Lei 10.436/02), tem como elemento linguístico central a visualidade. Por se tratar de uma língua viva e de uso cotidiano por pessoas surdas e não-surdas bilíngues, nos diversos espaços de interação social, tais como o ambiente escolar, está em constante transformação. Pensando na construção visual da aprendizagem de estudantes surdas/os do curso técnico integrado em mineração, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, percebendo a necessidade da criação de sinais-termos próprios da área técnica mencionada e tendo como princípio o respeito aos aspectos linguísticos, culturais e identitários das pessoas surdas, o objetivo do trabalho foi desenvolver um glossário terminológico em Libras com sinais-termos da área de mineração. Para a construção do glossário terminológico, houve pesquisa bibliográfica da estudante surda do curso, juntamente com a equipe de tradução e interpretação e com docentes da área, sobre teóricos da área e os sinais em Libras referentes aos conceitos estudados, além da construção dos sinais não encontrados, respeitando-se seus elementos linguísticos. Buscou-se também o auxílio de um profissional técnico em informática na produção do designer gráfico e da arte. O glossário terminológico resultante foi registrado em formato audiovisual (https://napneifba.wixsite.com/napneifbajacobina/mineracao). Esta produção favoreceu a acessibilidade linguística em Libras e o acesso ao currículo da área de mineração, contribuindo com o processo de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa, com o ensino e a aprendizagem e, consequentemente, com sua formação educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15322_TB2738_09082022160510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVELI FERNANDES CASTRO" "autor_nome_curto" => "HEVELI" "autor_email" => "castroheveli@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89454 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2738 "inscrito_id" => 15322 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO EM LIBRAS COM SINAIS-TERMO DA ÁREA DE MINERAÇÃO NO IFBA CAMPUS JACOBINA" "resumo" => "A Libras – Língua Brasileira de Sinais - uma língua reconhecida legalmente como o principal meio de comunicação da comunidade surda no Brasil (Lei 10.436/02), tem como elemento linguístico central a visualidade. Por se tratar de uma língua viva e de uso cotidiano por pessoas surdas e não-surdas bilíngues, nos diversos espaços de interação social, tais como o ambiente escolar, está em constante transformação. Pensando na construção visual da aprendizagem de estudantes surdas/os do curso técnico integrado em mineração, no Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Jacobina, percebendo a necessidade da criação de sinais-termos próprios da área técnica mencionada e tendo como princípio o respeito aos aspectos linguísticos, culturais e identitários das pessoas surdas, o objetivo do trabalho foi desenvolver um glossário terminológico em Libras com sinais-termos da área de mineração. Para a construção do glossário terminológico, houve pesquisa bibliográfica da estudante surda do curso, juntamente com a equipe de tradução e interpretação e com docentes da área, sobre teóricos da área e os sinais em Libras referentes aos conceitos estudados, além da construção dos sinais não encontrados, respeitando-se seus elementos linguísticos. Buscou-se também o auxílio de um profissional técnico em informática na produção do designer gráfico e da arte. O glossário terminológico resultante foi registrado em formato audiovisual (https://napneifba.wixsite.com/napneifbajacobina/mineracao). Esta produção favoreceu a acessibilidade linguística em Libras e o acesso ao currículo da área de mineração, contribuindo com o processo de tradução e interpretação em Libras/Língua Portuguesa, com o ensino e a aprendizagem e, consequentemente, com sua formação educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15322_TB2738_09082022160510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVELI FERNANDES CASTRO" "autor_nome_curto" => "HEVELI" "autor_email" => "castroheveli@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }