INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90699 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4424 "inscrito_id" => 9406 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9406_TB4424_05122022120658.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MILENA SANTOS" "autor_email" => "milenasanttos84@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90699 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4424 "inscrito_id" => 9406 "titulo" => "INTEGRAÇÃO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "Tem-se discutido nas pesquisas acadêmicas a inserção tecnológica no contexto educacional, ressaltando à carência das TDIC na formação de professores, sendo este um dos motivos ressaltados para a pouca integração das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, e a avaliação na educação básica. Diante disso, o estudo objetivou responder o seguinte questionamento: o que a literatura tem apresentado, acerca dos processos formativos dos licenciandos em Matemática que integre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da prática pedagógica? Assim, buscou-se realizar um levantamento sistemático para analisar estudos publicados no período de 2018 a 2022 na base de dados da Capes, acerca a integração das TDIC na formação docente em Matemática. Foram encontradas 509 publicações, contudo foram utilizados critérios de exclusão para a mantermos a representatividade do corpus. E com isso reduziram os resultados a 8 artigos, onde foi construído um inventário para análise. A partir da leitura desses artigos, foi possível perceber de que forma as TDIC vem sendo integrada nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, ressaltando a fragilidade nos currículos dos cursos de formação, a carente estrutura das instituições, a pouca presença de políticas públicas, dentre outros. Os estudos também apresentaram temáticas em comum, como o uso de softwares para auxiliar nos processos de formação. Destacando que muitas vezes, essas ferramentas são utilizadas de maneira superficial para os futuros professores. Essa realidade, mostra a necessidade de uma nova proposta de formação do professor que consiste em levar em consideração o grupo, a instituição, a comunidade, a dimensão epistemológica da formação e as atitudes dos sujeitos envolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9406_TB4424_05122022120658.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MILENA SANTOS" "autor_email" => "milenasanttos84@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }