A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E A VIVÊNCIA DO MEDO: O QUE NOS REVELAM AS CRIANÇAS?
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No contexto particular deste estudo, objetivamos identificar os Estímulos Emocionais Competentes (EEC) que trazem à tona a emoção do medo em crianças. Segundo Possebon (2017), o medo é uma emoção primária e intrínseca ao ser humano, caracterizando-se como uma resposta instantânea mediante determinados estímulos, sendo capaz de nos paralisar frente a novas experiências. Por isso, é imprescindível discutir formas saudáveis de lidar com as situações adversas que podem surgir no nosso cotidiano. Nesse viés, o medo é uma emoção que relaciona-se intimamente com estágios do desenvolvimento humano, estando passível de mudanças de intensidade de acordo com as vivências, as particularidades e as influências do ambiente social (CATARINA et al. 2020). Com a finalidade de alcançar o objetivo da presente pesquisa, utilizou-se a metodologia Pesquisa Participante, através da qual é possível que a comunidade realize uma análise da própria realidade junto às pesquisadoras envolvidas (GROSSI, 1981). 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