A educação emocional é de suma importância já que assume um papel relevante no enfrentamento de obstáculos comumente experienciados pela humanidade. Considerando que a escola é o espaço onde as crianças passam a maior parte do seu tempo e assim, vivenciam variados estímulos que desencadeiam inúmeras emoções diferentes, acreditamos que esse seja o lugar ideal para discutir e aprender a lidar de forma inteligente com as emoções. No contexto particular deste estudo, objetivamos identificar os Estímulos Emocionais Competentes (EEC) que trazem à tona a emoção do medo em crianças. Segundo Possebon (2017), o medo é uma emoção primária e intrínseca ao ser humano, caracterizando-se como uma resposta instantânea mediante determinados estímulos, sendo capaz de nos paralisar frente a novas experiências. Por isso, é imprescindível discutir formas saudáveis de lidar com as situações adversas que podem surgir no nosso cotidiano. Nesse viés, o medo é uma emoção que relaciona-se intimamente com estágios do desenvolvimento humano, estando passível de mudanças de intensidade de acordo com as vivências, as particularidades e as influências do ambiente social (CATARINA et al. 2020). Com a finalidade de alcançar o objetivo da presente pesquisa, utilizou-se a metodologia Pesquisa Participante, através da qual é possível que a comunidade realize uma análise da própria realidade junto às pesquisadoras envolvidas (GROSSI, 1981). Como recurso de obtenção dos dados, recorreu-se à observação direta através de uma dinâmica de contação de história infantil, tendo em vista que este é um instrumento lúdico significativo para o aprendizado de forma espontânea e artística, tornando-se assim, viável no tocante à educação emocional. Observou-se que além dos EEC comumente identificados na maioria das crianças, houve um alto índice de relatos a respeito do medo da morte, o que ao nosso ver, pode estar associado à pandemia causada pela COVID-19.