Este artigo tem como temática a prevenção às drogas na escola, o referido trabalho aborda as ações realizadas na escola “Unidade Integrada Municipal Governador Archer”, na cidade de Codó/MA a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O projeto iniciou-se com uma formação de multiplicadores em prevenção às drogas, que teve como público participante, 16 licenciandos do curso de Ciências Naturais/ Biologia do campus da UFMA de Codó/MA. O encerramento do projeto, que durou 18 meses, se deu a partir da realização de uma jornada escolar de prevenção às drogas, que envolveu os alunos das séries finais do ensino fundamental da referida escola. Todas as etapas contaram com participação direta de pelo menos 01 professora da escola parceira, na qualidade de supervisora, o projeto foi coordenado por um professor da UFMA, do curso supracitado. Todas as atividades tiveram como ênfase abordagem dos fatores de risco e fatores de proteção em relação ao uso de drogas. As experiências vivenciadas a partir deste projeto foram relevantes tanto em âmbito acadêmico como social, visto que este tema possibilita o graduando, futuro professor, a pensar estratégias de ensino sobre um fenômeno tão desafiador na contemporaneidade, a drogadição. A interação com os alunos na escola, a produção de atividades, a execução de oficinas e rodas de conversa, a ministração de microaulas abordando o tema, entre tantas outras atividades, influenciou diretamente na motivação dos futuros docentes e na construção da identidade profissional destes professores em formação.