Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS TEORIAS DE EDUCAÇÃO COM A FINALIDADE DE MAPEAR A CONSTRUÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A INTERPRETAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Introdução: Educação representa o que há de melhor na evolução do ser humano que convive na sociedade contemporânea, pois esse passa pelo processo de humanização que ocorre por interferência da socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados como socialmente relevantes. Por isso mesmo, a educação não se limita a representação da instituição escolar, vai bem além, buscando atingir o desenvolvimento completo do indivíduo através do ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a infância é a etapa fundamental da vida das crianças, consistindo principalmente nos 3 primeiros anos de vida que são particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender as teorias educacionais com a finalidade de mapear a construção de ideias pedagógicas voltadas para a interpretação da infância. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar de janeiro a junho de 2022. A busca permitiu a identificação de 05 artigos adequados aos critérios estabelecidos. Resultados: A partir da análise de dados foi possível verificar que 40% destacaram-se as teorias educacionais específicas relacionadas a interpretação da infância e outros 50% apresentaram conceitos de Infância referentes ao sentir, pensar e agir, trazendo um novo conceito de infância, sendo assim, 90% dos artigos trataram da Historiografia da Infância. Conclusão: Portanto, foi possível concluir que o conceito de infância advindo da historiografia analisada é percebido uma como célula que pensa, sente e age, influenciando, e consequentemente criando cultura, mas também há um consenso em relação a infância apresentar características que levam ao fim derradeiro da política. Nesse sentido, existe ainda uma lacuna em relação ao mapeamento de teorias mais atuais que interpretam a infância que será investigação por meio de estudo original.

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