Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE HISTÓRICA DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE MULHERES BRASILEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO SÉCULO XX

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Para a pesquisa proposta, terá como objetivo analisar historicamente a trajetória educacional e profissional de mulheres brasileiras e suas contribuições na construção do conhecimento matemático no século XX. A Matemática constituiu-se historicamente como um campo de conhecimentos permeados por nomes masculinos, desde a sua criação, a partir dos séculos V e VI a.C. nas civilizações antigas .O processo histórico da evolução da mulher no mercado de trabalho e na educação foi construído através de um longo e árduo caminho, percorrido em meio ao desenvolvimento de um sistema patriarcal e excludente. Durante o século XIX e as primeiras décadas do século XX, houve mulheres que procuraram reverter esse processo historicamente construído de submissão e patriarcalismo, começaram a reivindicar seu direito à educação, após um longo período de desaprovação, as mulheres tiveram acesso formal à educação. A ampla invisibilidade das mulheres como sujeito, inclusive na ciência, foi resultado do afastamento social e político a que foram historicamente submetidas. Os sujeitos dessa pesquisa foram: Marília Chaves Peixoto, Maria Laura Moura Mouzinho Leite Lopes e Elza Furtado Gomide. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se bibliografias já tornada pública em relação ao tema estudado. Durante a análise foi observado que os sujeitos dessa pesquisa contribuíram em publicações de livros e artigos, além de terem participado da criação de vários órgãos do governo como, por exemplo, CBPF, CNPq, GEPEM, SBEM, participando de várias sociedades científicas. Mulheres que conseguiram romper obstáculos, construíram sua trajetória profissional na área do conhecimento matemático e alcançaram o reconhecimento.

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