O avanço da tecnologia trouxe uma maior conexão entre a máquina e o homem, resultando na evolução de processos industriais e na mudança de atividades do nosso cotidiano. Algumas dessas tecnologias, tais como a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Manufatura Aditiva e Digitalização, fazem parte do que chamamos hoje de Indústria 4.0, conceito emergente da quarta revolução industrial que se concentra em produções digitais e autônomas. Com a integração dessas tecnologias no nosso presente, é necessária uma mudança na abordagem de ensino nas escolas de forma que estudantes possam acompanhar essa evolução. Uma maneira de inserir o estudo das novas tecnologias nas grades curriculares das escolas é o uso das perspectivas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics). Tal perspectiva agrega a cultura maker, que incentiva a prática manual, o despertar da criatividade e inovação, a competência digital e a criação de ambientes colaborativos e sustentáveis. Ela possibilita o ensino dos pilares da Indústria 4.0 com os alunos colocando “a mão na massa” através de experimentos e modelagem 3D. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de uma maquete de casa controlada remotamente pelo celular para ensinar aplicações de Internet das Coisas, Manufatura digital e conceitos de eletrônica. O objetivo é que um grupo de alunos pudessem desenvolver por eles mesmos a estrutura da casa por modelagem 3D, criar os sistemas automáticos e o controle deles por aplicativo de celular. Os alunos seguem as etapas de construção dos modelos 3D e circuitos eletrônicos pelas instruções desenvolvidas na plataforma de simulação Tinkercad e depois montam na prática com kits de arduino e as impressoras 3D. Alguns alunos têm certa dificuldade por ser tratar de conteúdos até então desconhecidos, porém eles são muito engajados e aprendem de forma rápida e eficaz, tornando o processo divertido.