SOUZA, Gabriela Pereira. Pdde interativo: análise do diagnóstico escolar. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88962>. Acesso em: 23/12/2024 13:20
Este estudo tem como objetivo analisar os resultados que foram disponibilizados pelo sistema online do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Interativo em uma escola de ensino estadual do Ceará. Esta ferramenta disponibiliza, para todas as escolas estaduais e municipais, um diagnóstico dos resultados escolares, considerando um determinado tempo. Para esta pesquisa, foram considerados os anos de 2018, 2019 e 2020. A proposta do diagnóstico escolar é proporcionar para a gestão escolar, os caminhos de reflexão sobre os resultados para que sejam desenvolvidas ações que minimizem os problemas apontados pelo diagnóstico, neste sentido, foram estudos 2 dimensões disponibilizadas pelo sistema PPDE Interativo, sendo elas: Resultado e Resultados de Aprendizagem e Indicadores. A concepção metodológica foi baseada na pesquisa documental, quantitativa, de análise e interpretação de dados. Os referenciais teóricos teve como base os dispositivos oficiais, a legislação brasileira educacional, e demais pesquisas que versam sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola. Os resultados foram compreendidos pelo estudo dos índices de aprovação, reprovação, abandono escolar e distorção idade-série da escola EEM Deputado Manoel Rodrigues. O diagnóstico do PPDE Interativo oportunizou à gestão escolar uma melhor compreensão de seu desempenho, e assim, possibilitou à escola realizar seu planejamento estratégico, tático e operacional em busca dos objetivos almejados e dos resultados esperados.