Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA AULAS VIRTUAIS SINCRONAS NO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL FUTURO EM CURSO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89248
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 14927
    "titulo" => "UM LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA AULAS VIRTUAIS SINCRONAS NO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL FUTURO EM CURSO"
    "resumo" => "Em meio a pandemia causada pelo vírus da Covid-19, o pré-vestibular Futuro em Curso foi criado, tendo, portanto, sua origem no modo virtual. Seu principal propósito foi oportunizar um pré-vestibular 100% online, de elevada qualidade (com aulas ao vivo) e gratuito, através do programa de Educação do SESC Rio, em Nova Friburgo. Para tanto, estratégias pedagógicas foram pensadas e repensadas ao longo de um mês. Não se trata, porém, de mais um caso de transposição de métodos presenciais aplicados ao ensino a distâncias, muito menos o de aulas que viessem para amenizar as perdas causadas pela pandemia, mas sim de um novo modelo de pré-vestibular munido de metodologias e de práticas educacionais elaboradas através de reflexões em reuniões de equipe e de encontros pedagógicos com outros profissionais das áreas de educação e de tecnologia da informação, nas quais as tecnologias utilizadas se tornaram coadjuvantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo é um estudo de caso que tem como objetivo fazer um levantamento das estratégias (e de suas reformulações), bem como de todas as práticas (e suas finalidades) ao longo do ano de 2020 no Futuro em Curso. Como objetivo secundário, refletir sobre o papel do professor dentro do modelo de ensino estabelecido no referido curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14927_TB2485_04082022191151.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN BREDER COUTINHO HILLE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN HILLE"
    "autor_email" => "matematica.hille@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89248
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2485
    "inscrito_id" => 14927
    "titulo" => "UM LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DIDÁTICAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA AULAS VIRTUAIS SINCRONAS NO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL FUTURO EM CURSO"
    "resumo" => "Em meio a pandemia causada pelo vírus da Covid-19, o pré-vestibular Futuro em Curso foi criado, tendo, portanto, sua origem no modo virtual. Seu principal propósito foi oportunizar um pré-vestibular 100% online, de elevada qualidade (com aulas ao vivo) e gratuito, através do programa de Educação do SESC Rio, em Nova Friburgo. Para tanto, estratégias pedagógicas foram pensadas e repensadas ao longo de um mês. Não se trata, porém, de mais um caso de transposição de métodos presenciais aplicados ao ensino a distâncias, muito menos o de aulas que viessem para amenizar as perdas causadas pela pandemia, mas sim de um novo modelo de pré-vestibular munido de metodologias e de práticas educacionais elaboradas através de reflexões em reuniões de equipe e de encontros pedagógicos com outros profissionais das áreas de educação e de tecnologia da informação, nas quais as tecnologias utilizadas se tornaram coadjuvantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo é um estudo de caso que tem como objetivo fazer um levantamento das estratégias (e de suas reformulações), bem como de todas as práticas (e suas finalidades) ao longo do ano de 2020 no Futuro em Curso. Como objetivo secundário, refletir sobre o papel do professor dentro do modelo de ensino estabelecido no referido curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14927_TB2485_04082022191151.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN BREDER COUTINHO HILLE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN HILLE"
    "autor_email" => "matematica.hille@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Em meio a pandemia causada pelo vírus da Covid-19, o pré-vestibular Futuro em Curso foi criado, tendo, portanto, sua origem no modo virtual. Seu principal propósito foi oportunizar um pré-vestibular 100% online, de elevada qualidade (com aulas ao vivo) e gratuito, através do programa de Educação do SESC Rio, em Nova Friburgo. Para tanto, estratégias pedagógicas foram pensadas e repensadas ao longo de um mês. Não se trata, porém, de mais um caso de transposição de métodos presenciais aplicados ao ensino a distâncias, muito menos o de aulas que viessem para amenizar as perdas causadas pela pandemia, mas sim de um novo modelo de pré-vestibular munido de metodologias e de práticas educacionais elaboradas através de reflexões em reuniões de equipe e de encontros pedagógicos com outros profissionais das áreas de educação e de tecnologia da informação, nas quais as tecnologias utilizadas se tornaram coadjuvantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo é um estudo de caso que tem como objetivo fazer um levantamento das estratégias (e de suas reformulações), bem como de todas as práticas (e suas finalidades) ao longo do ano de 2020 no Futuro em Curso. Como objetivo secundário, refletir sobre o papel do professor dentro do modelo de ensino estabelecido no referido curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.