ANIME "BORUTO: NEXT GENERATIONS" COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88151 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 9399 "titulo" => "ANIME "BORUTO: NEXT GENERATIONS" COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Abordar conteúdos de Biologia com práticas lúdicas em sala de aula são fundamentais para estimular o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aluno. Diferentes estratégias como jogos, aulas práticas, recursos audiovisuais etc. contribuem nesse processo. É importante salientar que em tempos de pandemia, as atividades educacionais sofreram mudanças significativas na transição do ensino presencial para o remoto. Atualmente, as aulas estão sendo realizadas no sistema remoto, presencial ou híbrido e isso exige do professor a capacidade de adaptação e implementação das ferramentas educacionais em suas aulas. Diante disso, o presente trabalho trata-se de uma proposta de utilização de episódios do anime Boruto: Naruto Next Generations, em aulas de Biologia que podem ser adaptadas para o ensino médio e superior. No desenvolvimento desse trabalho, selecionou-se quatro episódios, os quais abordam conceitos importantes relacionado as disciplinas de Bioética, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biotecnologia, Genética e Evolução. Além disso, empregou-se a ferramenta digital online Edpuzzle para a criar vídeos interativos com adição de notas, observações, comentários e questionamentos que serão respondidos pelos alunos durante a exibição dos episódios. Disponibilizou-se um modelo da montagem de vídeos interativos que pode ser modificado e adaptado pelos professores de acordo com a temática da aula. Espera-se que o emprego de animes e do recurso didático Edpuzzle seja uma alternativa viável e de baixo custo a ser executada no ambiente escolar, possibilitando aos alunos a efetiva participação na construção do conhecimento e discussão de temáticas atuais além de assimilação de conteúdos difíceis e abstratos da Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9399_TB271_11062022222203.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Lucas Lima" "autor_email" => "lucasoliveira0303@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88151 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 9399 "titulo" => "ANIME "BORUTO: NEXT GENERATIONS" COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Abordar conteúdos de Biologia com práticas lúdicas em sala de aula são fundamentais para estimular o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do aluno. Diferentes estratégias como jogos, aulas práticas, recursos audiovisuais etc. contribuem nesse processo. É importante salientar que em tempos de pandemia, as atividades educacionais sofreram mudanças significativas na transição do ensino presencial para o remoto. Atualmente, as aulas estão sendo realizadas no sistema remoto, presencial ou híbrido e isso exige do professor a capacidade de adaptação e implementação das ferramentas educacionais em suas aulas. Diante disso, o presente trabalho trata-se de uma proposta de utilização de episódios do anime Boruto: Naruto Next Generations, em aulas de Biologia que podem ser adaptadas para o ensino médio e superior. No desenvolvimento desse trabalho, selecionou-se quatro episódios, os quais abordam conceitos importantes relacionado as disciplinas de Bioética, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biotecnologia, Genética e Evolução. Além disso, empregou-se a ferramenta digital online Edpuzzle para a criar vídeos interativos com adição de notas, observações, comentários e questionamentos que serão respondidos pelos alunos durante a exibição dos episódios. Disponibilizou-se um modelo da montagem de vídeos interativos que pode ser modificado e adaptado pelos professores de acordo com a temática da aula. Espera-se que o emprego de animes e do recurso didático Edpuzzle seja uma alternativa viável e de baixo custo a ser executada no ambiente escolar, possibilitando aos alunos a efetiva participação na construção do conhecimento e discussão de temáticas atuais além de assimilação de conteúdos difíceis e abstratos da Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9399_TB271_11062022222203.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "Lucas Lima" "autor_email" => "lucasoliveira0303@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }