Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DOS PODCASTS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A divulgação científica hodierna se dá pelos mais variados canais, desde os mais tradicionais, como rádio e televisão, até os mais modernos como a internet e os podcasts. Este último, surgiu em 2004 através da junção dos termos “pod” (advindo do nome do aparelho iPod) e “cast” relativo a broadcasting, termo da língua inglesa que se refere à transmissão de dados. O Canal de divulgação científica Biologia In Situ é uma iniciativa inaugurada em 2020 por um grupo inicial de seis biólogos, que pretende levar o conhecimento biológico ao público geral, através de conexões com assuntos cotidianos, como o próprio nome indica: In Situ, ou seja, no lugar natural de quem estiver consumindo o conteúdo, sem que a pessoa precise construir o conhecimento acadêmico. O podcast é distribuído gratuitamente através do seu feed, por plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts e já tendo conquistado ouvintes em 39 países, em quatro continentes. A abordagem de pautas científicas em episódios de podcasts traz uma maior acessibilidade por parte do público a assuntos acadêmicos. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos podcasts como metodologia ativa no ensino de Biologia dentro do ambiente escolar, através do Biologia In Situ Podcast. Para tanto, alunos de três turmas de nono ano do ensino fundamental II, em uma escola da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, foram apresentados a um dos episódios com o tema de microrganismos e como a ficção científica já os utilizou para montar cenários apocalípticos. Os alunos responderam, após ouvirem o episódio, a um questionário. Dos alunos avaliados, 46,9% demonstraram vontade de consumir mais podcasts de divulgação científica e 68,7% demonstraram vontade de consumir mais episódios do Biologia In Situ Podcast. Estes resultados fortalecem a ideia de que novas mídias podem ajudar na construção do conhecimento em diversas áreas, incluindo a Microbiologia, Parasitologia, Virologia e Micologia, dos alunos da educação básica. Este trabalho traz a perspectiva de que os alunos continuem a propagar a divulgação científica independente das áreas profissionais em que atuarem, tornando-se agentes multiplicadores da construção do conhecimento.

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