EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E O CURRÍCULO PARA O MUNDO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88849 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1942 "inscrito_id" => 13789 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E O CURRÍCULO PARA O MUNDO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO" "resumo" => "RESUMO O presente estudo que deu origem a este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, na perspectiva histórico-dialética, considerando as categorias da mediação, da contradição e da totalidade (Ghedin e Franco, 2011). A dialética da totalidade concreta não é um método que, de modo ingênuo, busca conhecer todos os aspectos da realidade, propiciando um quadro ‘total’: “[...] é a teoria da realidade como totalidade concreta” (Kosic, 1976, p. 36). Entendida como concreticidade, a realidade é um todo que possui sua estrutura, não sendo caótica; que se desenvolve, não sendo imutável; e que se vai criando, não sendo um todo acabado no seu conjunto nem mutável somente em partes isoladas (Kosic, 1976). É também uma pesquisa documental (Cellard, 2012). A análise do curso de FIC de MicroEmpreendedor Individual no IFRR foi possível mediante a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso que descreve as teorias históricos dialéticas para a formação humanizada vinculado ao mundo do trabalho. Entre as análises primárias foi possível verificar a construção da matriz curricular do curso e a sua aplicabilidade de formação aos estudantes do curso FIC. Através da apresentação de projetos vinculados ao SEBRAE em parceria com o empreendedorismo, foi possível verificar a vinculação histórico-dialético do PPC do curso com a práxis real por meio das apresentações dos trabalhos dos estudantes na feira do Empreendedor do SEBRAE. Reafirmando assim a práxis do diálogo documental com a prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13789_TB1942_19072022132233.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACENILZA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ACENILZA" "autor_email" => "acenilzasilva33@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88849 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1942 "inscrito_id" => 13789 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E O CURRÍCULO PARA O MUNDO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO" "resumo" => "RESUMO O presente estudo que deu origem a este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, na perspectiva histórico-dialética, considerando as categorias da mediação, da contradição e da totalidade (Ghedin e Franco, 2011). A dialética da totalidade concreta não é um método que, de modo ingênuo, busca conhecer todos os aspectos da realidade, propiciando um quadro ‘total’: “[...] é a teoria da realidade como totalidade concreta” (Kosic, 1976, p. 36). Entendida como concreticidade, a realidade é um todo que possui sua estrutura, não sendo caótica; que se desenvolve, não sendo imutável; e que se vai criando, não sendo um todo acabado no seu conjunto nem mutável somente em partes isoladas (Kosic, 1976). É também uma pesquisa documental (Cellard, 2012). A análise do curso de FIC de MicroEmpreendedor Individual no IFRR foi possível mediante a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso que descreve as teorias históricos dialéticas para a formação humanizada vinculado ao mundo do trabalho. Entre as análises primárias foi possível verificar a construção da matriz curricular do curso e a sua aplicabilidade de formação aos estudantes do curso FIC. Através da apresentação de projetos vinculados ao SEBRAE em parceria com o empreendedorismo, foi possível verificar a vinculação histórico-dialético do PPC do curso com a práxis real por meio das apresentações dos trabalhos dos estudantes na feira do Empreendedor do SEBRAE. Reafirmando assim a práxis do diálogo documental com a prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13789_TB1942_19072022132233.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACENILZA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ACENILZA" "autor_email" => "acenilzasilva33@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }