RESUMO O presente estudo que deu origem a este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, na perspectiva histórico-dialética, considerando as categorias da mediação, da contradição e da totalidade (Ghedin e Franco, 2011). A dialética da totalidade concreta não é um método que, de modo ingênuo, busca conhecer todos os aspectos da realidade, propiciando um quadro ‘total’: “[...] é a teoria da realidade como totalidade concreta” (Kosic, 1976, p. 36). Entendida como concreticidade, a realidade é um todo que possui sua estrutura, não sendo caótica; que se desenvolve, não sendo imutável; e que se vai criando, não sendo um todo acabado no seu conjunto nem mutável somente em partes isoladas (Kosic, 1976). É também uma pesquisa documental (Cellard, 2012). A análise do curso de FIC de MicroEmpreendedor Individual no IFRR foi possível mediante a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso que descreve as teorias históricos dialéticas para a formação humanizada vinculado ao mundo do trabalho. Entre as análises primárias foi possível verificar a construção da matriz curricular do curso e a sua aplicabilidade de formação aos estudantes do curso FIC. Através da apresentação de projetos vinculados ao SEBRAE em parceria com o empreendedorismo, foi possível verificar a vinculação histórico-dialético do PPC do curso com a práxis real por meio das apresentações dos trabalhos dos estudantes na feira do Empreendedor do SEBRAE. Reafirmando assim a práxis do diálogo documental com a prática em sala de aula.