NAVEGANDO PELAS LINHAS DOS EDUCANDOS: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS LITERÁRIOS ORIUNDOS DA PRIMEIRA OFICINA DO PROJETO NAVEGANDO NA POESIA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90588 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4276 "inscrito_id" => 17056 "titulo" => "NAVEGANDO PELAS LINHAS DOS EDUCANDOS: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS LITERÁRIOS ORIUNDOS DA PRIMEIRA OFICINA DO PROJETO NAVEGANDO NA POESIA." "resumo" => "Enquanto fato social, a linguagem é um sistema de construção simbólica entre o eu, o outro e o mundo. A partir disso, o Projeto Navegando na Poesia visa potencializar a relação de crianças com a língua por meio da literatura e de agenciamentos artísticos, explorando jogos teatrais, musicalização, contação de história, palhaçaria e artes plásticas. O projeto abarca a realização de 1.116 intervenções artístico-pedagógicas organizadas em 6 oficinas literárias, com objetivos e temáticas diferentes. As oficinas serão ministradas para educandos de 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental, de escolas municipais em 11 cidades na região da bacia de Campos. Para o desenvolvimento desta pesquisa tomaremos como corpus as produções literárias dos estudantes, construídas durante a primeira oficina, cujo objetivo principal é identificar a função social de textos que circulam os campos da vida social. De natureza qualitativa, implementada por meio de Intervenção Pedagógica, segundo Damiani (2013), utilizaremos a análise de conteúdo de Bardin (2013), como ferramenta para observação e estudo das inferências apresentadas pelas crianças após as experiências mediadas no contexto da oficina em questão. A contribuição esperada é o aprofundamento dos conhecimentos presentes nas práticas educativas não formais, a partir da apropriação e significação das experiências de crianças em contato com a literatura de forma lúdica e participativa. Temos ainda a expectativa de construir e disseminar conhecimento e para possíveis parcerias e trocas entre a educação formal e as práticas da educação não formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17056_TB4276_01122022105455.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON" "autor_email" => "wanderson.nascimento@asso" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90588 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4276 "inscrito_id" => 17056 "titulo" => "NAVEGANDO PELAS LINHAS DOS EDUCANDOS: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS LITERÁRIOS ORIUNDOS DA PRIMEIRA OFICINA DO PROJETO NAVEGANDO NA POESIA." "resumo" => "Enquanto fato social, a linguagem é um sistema de construção simbólica entre o eu, o outro e o mundo. A partir disso, o Projeto Navegando na Poesia visa potencializar a relação de crianças com a língua por meio da literatura e de agenciamentos artísticos, explorando jogos teatrais, musicalização, contação de história, palhaçaria e artes plásticas. O projeto abarca a realização de 1.116 intervenções artístico-pedagógicas organizadas em 6 oficinas literárias, com objetivos e temáticas diferentes. As oficinas serão ministradas para educandos de 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental, de escolas municipais em 11 cidades na região da bacia de Campos. Para o desenvolvimento desta pesquisa tomaremos como corpus as produções literárias dos estudantes, construídas durante a primeira oficina, cujo objetivo principal é identificar a função social de textos que circulam os campos da vida social. De natureza qualitativa, implementada por meio de Intervenção Pedagógica, segundo Damiani (2013), utilizaremos a análise de conteúdo de Bardin (2013), como ferramenta para observação e estudo das inferências apresentadas pelas crianças após as experiências mediadas no contexto da oficina em questão. A contribuição esperada é o aprofundamento dos conhecimentos presentes nas práticas educativas não formais, a partir da apropriação e significação das experiências de crianças em contato com a literatura de forma lúdica e participativa. Temos ainda a expectativa de construir e disseminar conhecimento e para possíveis parcerias e trocas entre a educação formal e as práticas da educação não formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17056_TB4276_01122022105455.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "WANDERSON" "autor_email" => "wanderson.nascimento@asso" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }