Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto de leitura “Construindo identidades por meio de projetos envolvendo atividades de multiletramentos” que foi pensado a partir de duas situações. A primeira delas é a dificuldade encontrada entre os estudantes que ingressam no 2º segmento do Ensino Fundamental na atribuição de sentidos aos textos. A segunda situação refere-se ao momento de transição sofrido pelos alunos (um novo segmento com tantas novidades; e as mudanças físicas e de personalidade por que passam na fase entre a infância e a adolescência). Fundamentadas pela teoria dos Multiletramentos, as atividades foram elaboradas utilizando diferentes gêneros textuais que mantêm relação temática com o texto principal do projeto de autoria de Júlio Emílio Braz, “Felicidade não tem cor”, que tem como foco o preconceito racial, mas traz questões importantes sobre a autoaceitação. Além disso, com uma linguagem acessível, considerou-se uma obra relevante para os problemas identificados, os quais podem ser detectados não numa escola específica, mas em várias e de diferentes regiões. A sequência de atividades foi pensada para a contribuição na formação do indivíduo, já que as leituras contribuem tanto para a formação do leitor reflexivo sobre as questões da língua, como para a construção de um indivíduo mais seguro de si e de suas decisões. Dessa forma, a contribuição do trabalho atinge um público mais amplo.