PSICOMOTORICIDADE PARA AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90295 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3883 "inscrito_id" => 11518 "titulo" => "PSICOMOTORICIDADE PARA AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "A psicomotricidade é uma área do conhecimento que tem por objeto de estudo o corpo em sua integralidade (afetiva, cognitiva e motora). O trabalho do psicomotricista com o Transtorno do espectro Autista envolve a avaliação de áreas desenvolvimentais, tendo em vista que é um Transtorno do Neurodesenvolvimento. Sendo assim, diante da pertinência de discutir acerca de um tema tão relevante, tendo em vista que o desenvolvimento psicomotor é a chave para adquirir novos comportamentos e aprendizagens, buscou-se compreender quais os instrumentos utilizados na prática avaliativa psicomotora de crianças com o transtorno do espectro autista? Para tanto, foi adotado como objetivo principal investigar a práxis psicomotora com as pessoas com transtorno do espectro autista. Esta pesquisa teve característica de revisão sistemática e em formato quantitativa e qualitativa. Foram seguidas as etapas de coleta de informações descritas adiante: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos, para análise de resultados e discussão. Os resultados encontrados na primeira etapa (1) triagem e busca: sinalizaram 42 artigos. Na segunda etapa (2) seleção de artigos, foram selecionados seis (06) artigos para leitura integral e discussão dos resultados, dentre os anos de 2015 e 2020. Nesse sentido, verificou-se que os objetivos desse estudo foram alcançados, no entanto esperava-se encontrar uma diversidade de instrumentos aplicados, tendo em vista que apenas dois foram encontrados, o que requer mais estudos com essa população diferenciando a instrumentação. Ademais, ressalta-se a contribuição do presente artigo com a disseminação da informação a respeito do tema, além de reunir os principais instrumentos utilizados nessa prática tão importante principalmente para pessoas no espectro, proporcionando um melhor desenvolvimento da aprendizagem e na compreensão do indivíduo na sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11518_TB3883_01122022094024.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAN CARLA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MÍRIAN LIMA" "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90295 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3883 "inscrito_id" => 11518 "titulo" => "PSICOMOTORICIDADE PARA AS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "A psicomotricidade é uma área do conhecimento que tem por objeto de estudo o corpo em sua integralidade (afetiva, cognitiva e motora). O trabalho do psicomotricista com o Transtorno do espectro Autista envolve a avaliação de áreas desenvolvimentais, tendo em vista que é um Transtorno do Neurodesenvolvimento. Sendo assim, diante da pertinência de discutir acerca de um tema tão relevante, tendo em vista que o desenvolvimento psicomotor é a chave para adquirir novos comportamentos e aprendizagens, buscou-se compreender quais os instrumentos utilizados na prática avaliativa psicomotora de crianças com o transtorno do espectro autista? Para tanto, foi adotado como objetivo principal investigar a práxis psicomotora com as pessoas com transtorno do espectro autista. Esta pesquisa teve característica de revisão sistemática e em formato quantitativa e qualitativa. Foram seguidas as etapas de coleta de informações descritas adiante: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos, para análise de resultados e discussão. Os resultados encontrados na primeira etapa (1) triagem e busca: sinalizaram 42 artigos. Na segunda etapa (2) seleção de artigos, foram selecionados seis (06) artigos para leitura integral e discussão dos resultados, dentre os anos de 2015 e 2020. Nesse sentido, verificou-se que os objetivos desse estudo foram alcançados, no entanto esperava-se encontrar uma diversidade de instrumentos aplicados, tendo em vista que apenas dois foram encontrados, o que requer mais estudos com essa população diferenciando a instrumentação. Ademais, ressalta-se a contribuição do presente artigo com a disseminação da informação a respeito do tema, além de reunir os principais instrumentos utilizados nessa prática tão importante principalmente para pessoas no espectro, proporcionando um melhor desenvolvimento da aprendizagem e na compreensão do indivíduo na sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11518_TB3883_01122022094024.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAN CARLA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MÍRIAN LIMA" "autor_email" => "mirianclcarvalho@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }