Para muitos o ensino de embriologia nunca foi o mais agradável em virtude de tantos nomes difíceis, processos complexos e escassez de material didático acessível. Então como ministrar aulas de embriologia para a graduação e ter bons resultados de ensino-aprendizagem? Realizou-se a confecção, aplicação e análise de dinâmicas e uso de protótipos com o objetivo de auxiliar na compreensão e aprendizagem de embriologia, com ênfase na biologia do desenvolvimento humano. Turmas de licenciatura em ciências biológicas participaram de atividades lúdicas que proporcionaram o protagonismo do discente na construção do conhecimento. A inserção de recursos visuais e de jogos didáticos no ensino de embriologia possibilitou um ensino diferenciado e mais significativo, pois quando ministrada aulas da maneira tradicional não desperta mais o interesse desta geração tão multifuncional. Tem-se a perspectiva que este trabalho sirva de subsídio para a melhoria da vivência em sala de aula com alunos e professores interagindo e compartilhando saberes do desenvolvimento embrionário desde a gametogênese à organogênese.