Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE ÁCIDOS NUCLÉICOS, BASEADA NA MONTAGEM ORIENTADA DE UM MODELO DE DNA.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O trabalho do professor, que leciona o componente curricular de Biologia em sala de aula, é caracterizado por sua complexidade em relacionar o contexto social do estudante, o currículo escolar e o conhecimento científico. Como guia deste trabalho, o professor busca subsídios nas Teorias Psicológicas da Educação. Nestas teorias, em consonância com a didática, o professor encontra bases e meios para a elaboração de estratégias educacionais que provoquem o estudante a construir um conhecimento significativo a respeito de temas e conceitos científicos presentes no cotidiano. Nas últimas décadas, teorias de cunho construtivista têm ganhado destaque no trabalho de sala de aula. De acordo com esta corrente de pensamento, o estudante assume papel de protagonista no processo de ensino-aprendizagem, participando como sujeito ativo no processo. O professor, neste viés, é posto como agente auxiliador do processo. Este possui a tarefa de planejar as estratégias, viabilizar a aplicação e realizar a avaliação da aprendizagem. Assim, a estratégia escolhida, também assume papel fundamental na mobilização do estudante para a participação ativa nas aulas de Biologia. Dentre as diversas estratégias didáticas que podem ser aplicadas e sala, está a confecção de modelos didáticos. Nesta estratégia, o estudante age ativamente em sua construção buscando traduzir conceitos, muitas vezes abstratos, para uma linguagem visual, espacial e tátil sobre o objeto de estudo abordado. Desta forma, conceitos, por vezes abstratos, como a estrutura e constituição dos ácidos nucléicos, podem ser trabalhados de forma mais clara. Por tanto, este trabalho propõe uma atividade prática de montagem orientada de um modelo tridimensional da molécula de DNA, feita de papel, que pode ser utilizada como ferramenta de potencialização do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Biologia.

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