O presente trabalho visa compartilhar a produção de material potencialmente argumentativo para ser utilizado em aulas de Geografia. A argumentação é um tipo de discurso que vem sendo amplamente utilizado com fins pedagógicos no sentido de proporcionar um ambiente dialógico e reflexivo, no qual os estudantes passam a ter uma postura ativa e crítica na construção do conhecimento. Nesse sentido, uma disciplina de Argumentação na Educação vem sendo ofertada em um curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco com o intuito de preparar os licenciandos para utilizar a argumentação na sala de aula. Como atividade de conclusão, os licenciandos devem elaborar de forma autoral, uma estratégia potencialmente argumentativa. Após analisar a estratégia apresentada por um grupo de licenciandas, pôde-se constatar a sua potencialidade argumentativa. A estratégia visa proporcionar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Geografia, um espaço de discussão com base na argumentação e nas habilidades da BNCC sobre a importância da conscientização e preservação do meio ambiente. O material didático proposto tem embasamento em um estudo de caso sobre os diferentes tipos de poluição presentes nas comunidades ribeirinhas do Recife. A proposta do material tem potencial de ser aplicado em sala de aula por meio das vivências do cotidiano e da argumentação em que contribui para o desenvolvimento de habilidades em função da reflexão e ações sobre a problemática poluição ambiental.