O trabalho é um recorte de uma pesquisa maior que tem como principal objetivo a investigação teórica em torno da prática docente e pedagógica interpelada pelo conceito da violência. Sendo assim, o artigo apresenta um levantamento de produções bibliográficas nacionais no âmbito dos programas de pós-graduação em educação que têm constituído um campo de estudos identificado como Violência e Educação. Sendo assim, fizemos a análise em dissertações de mestrado e teses de doutorado que foram defendidas no período de 2017 a 2021, e que tratavam do tema no contexto de pesquisa empírica relacionada à educação básica. Um outro critério de pesquisa também foi a formação inicial dos sujeitos participantes de tais pesquisas: professores e professoras cuja formação fosse em Pedagogia. Como abordagem teórico-metodológica, utilizamos a Teoria do Discurso e a Análise do Discurso Francesa para entender a prática discursiva de tais pesquisas no contexto da educação básica. Dentre os resultados, foram identificados aspectos condizentes a uma pedagogia formativa no âmbito da prática curricular e da didática na educação básica, indicando a constituição de um sentido discursivo sobre violência no contexto educativo e escolar. Consideramos o deslocamento dos termos para pensar a Educação como propulsora de práticas de Violência na escola. Dentre os embasamentos que fundamentam tal gesto de deslocamento discursivo está aquele que compreende que as pesquisas em educação constituem a própria realidade investigada. Desta forma, as pesquisas em Violência e Educação constituem a própria cena enunciativa, em que há uma interpelação configurativa da relação entre Educação e Violência.